Agência Minas Gerais | Governo promove maior edição dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto

Os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP) 2025, maior evento estadual voltado à inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, terminam neste domingo (2/11), no Sesi Gravatás, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As competições, que tiveram início na sexta-feira (31/10), reúnem 509 atletas de 28 municípios.

A edição 2025 dos JimiP será a maior já realizada no estado. Os jogos, organizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), chegam à sua quarta edição já consolidado como referência na promoção do paradesporto. Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o JimiP é um marco das políticas de inclusão e reconhecimento das capacidades das pessoas com deficiência.

“Os jogos mostram o compromisso do Governo de Minas em garantir oportunidades reais de desenvolvimento para todos. É um evento que une formação, visibilidade e reconhecimento, revelando talentos e reforçando que a inclusão também passa pela valorização das capacidades e do trabalho dessas pessoas”, afirma a secretária.

Para muitos atletas, os JimiP representam o principal evento do calendário esportivo e uma oportunidade única de reconhecimento e troca de experiências. Entre eles está Kleber Aparecido, do município de Pirajuba, no Triângulo Mineiro, que ressalta a importância da competição para o fortalecimento do paradesporto em Minas Gerais.

“É uma competição que fomenta o esporte dentro do nosso estado e dá a oportunidade para as pessoas com deficiência. É uma estrutura que eu vi em poucos lugares e que o Estado nos proporciona. Para nós, atletas, é muito bom estar vivenciando isso”, conta o atleta.

Inclusão e desenvolvimento

Coordenado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Associação Mineira do Paradesporto (AMP), o evento é uma peça central na política de inclusão social do Governo de Minas. É o que reforça a diretora-presidente da AMP, Lina Vitarelli. “O JimiP é um programa fundamental para democratizar o acesso à prática esportiva, fomentar o paradeporto e a inclusão social. O investimento do Governo de Minas é o que torna toda a estrutura do evento possível para que mais de 500 atletas do estado possam desempenhar tudo que treinam ao longo do ano, mostrando todo o potencial que possuem”, avalia.

Para garantir que o foco dos participantes seja exclusivamente no desempenho e na integração, o governo estadual assegurou não apenas um local de excelência, o Sesi Gravatás, em Uberlândia, mas também oferece hospedagem e alimentação gratuitas para todas as delegações.

O complexo do Sesi Gravatás foi preparado para receber as modalidades em disputa (atletismo, natação, bocha paraolímpica e basquete em cadeira de rodas 3×3) com infraestrutura moderna e totalmente acessível.

Para o público que deseja acompanhar as disputas e celebrar as conquistas dos atletas paralímpicos, o evento terá transmissão ao vivo pela Rede Minas, da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

Jimi Paradesporto

Criado pelo Governo de Minas em 2022, os Jimi Paradesporto se consolidaram no cenário esportivo do estado. A primeira edição contou com 240 atletas, número que saltou para 398 em 2023. Em 2024 alcançou 519 atletas. Agora, atinge a marca de 509 participantes, evidenciando o sucesso da iniciativa. 

Além das competições, o JimiP 2025 promove atividades de capacitação e reuniões entre profissionais de referência, visando disseminar o conhecimento e incentivar a expansão do paradesporto por todo o território mineiro.