Prefeitura alerta consumidor para contatos ilegais sobre acordos monetários usando o nome do Procon-JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa alerta ao consumidor pessoense que tem ou teve processo administrativo instaurado no órgão para ficar atento a contatos ilegais usando o nome do Procon-JP para ‘realizar acordos monetários e oferecendo vantagens ou dinheiro a receber’. A Prefeitura de João Pessoa está registrando ocorrência na Polícia Civil denunciando o golpe para melhor apuração dos fatos.

O secretário do Procon-JP, Junior Pires, salienta que todo processo administrativo aberto pela secretaria municipal é finalizado na audiência de conciliação. “Ele não continua a existir depois disso e o consumidor fica ciente disso. Além disso, nosso contato com o consumidor durante ou após o processo é através de um número específico de WhatsApp com nossa logomarca e que é entregue quando a pessoa abre a reclamação”, explicou.

Junior Pires informa que esse tipo de situação ocorria de forma bem esporádica, mas há algumas semanas está se intensificando. “Ultimamente é que aumentou o número de consumidores entrando em contato com o nosso cartório e com a nossa coordenação do setor de audiências pedindo confirmação dessas informações, o que nos fez tomar as medidas necessárias de segurança em relação a isso”, afirmou.

Segundo o secretário, quase toda ligação telefônica ou mensagem via WhatsApp tem o mesmo teor de ‘conversa’ com o consumidor. “Já percebemos que a pessoa que faz as ligações tem dados pessoais do consumidor e sempre oferece vantagens monetárias”, alertou.

Um dos casos que chamou a atenção é o relato de um consumidor, cujo contato foi feito por alguém que se identificou como servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), utilizando, inclusive, um número de WhatsApp com a logomarca do TJ. Essa pessoa informou que o consumidor teria um valor a receber referente a um acordo celebrado com o Procon-JP.

“A audácia é tão grande que o suposto servidor do Tribunal de Justiça chegou a repassar o contato de um juiz e solicitou ao consumidor que entrasse em comunicação com ele caso tivesse alguma dúvida”, comentou Junior Pires, acrescentando que o alerta serve também para todos os que já tiveram algum processo administrativo na Secretaria.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá, das 8h às 17h

Telefone: 0800-083-2015

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976 

Instagram: @procon_jp

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

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