Próximo confronto será contra o Paulistano, no grande clássico dos jardins
Descontar 12 pontos do adversário e encerrar o primeiro tempo com 12 na frente. Assim foi o jovem time do Esporte Clube Pinheiros no seu quinto jogo pela fase de classificação da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2025/26. Jogando na noite desta segunda-feira (3) no Poliesportivo Henrique Villaboim, derrotou o Osasco Basket, por 91 a 75 (51 a 43). Foi a quarta vitória em cinco jogos. Um bom começo para enfrentar o Paulistano na quinta-feira (6) na sequência do campeonato.
Na partida desta segunda-feira, a defesa foi o ponto alto, especialmente quando passou a exercer uma marcação na quadra toda, recuperando várias bolas, além de forçar o erro do adversário.
O americano David Sloan, com 28 pontos, 6 rebotes e 2 assistências foi o grande destaque da equipe, seguido por Pedro Pastre (12 pontos e 5 rebotes), Yan Dhalo (13 pontos, 7 rebotes e 3 bolas recuperadas), mais Felipe Gregate (3 pts, 4 asists e 2 rebts), Cauã Pacheco (6 pts, 8 asists e 4 rebts), CJ Penha (6 pts, 4 rebts e 2 asists), Maciel (3 pts, 3 rebts), Betinho Nardi (10 pts, 2 rebts e 2 asists), Agapy Santos (6 pts e 5 rebtes), Meili (4 pts), Afonso (3 rebts) e Bryan.
No total, o Pinheiros pegou 44 rebotes, sendo 11 de ataque, contra 38, apenas 6 de ataque de Osasco, que teve no americano Harris, com 18 pontos seu principal cestinha.
“Estamos em um momento bom. Fomos muito competitivo na Sul-Americana, apesar das duas derrotas e não ter conseguido a classificação, conseguimos duas boas vitórias na volta ao NBB. Agora é aproveitar esse momento, descansar porque os últimos dias só foi viagem e jogos. Treinar um pouco esses dois dias para fazer uma boa sequência nos próximos três jogos”, analisou o técnico Gustavo De Conti.
“Acho que estamos conseguindo um melhor entrosamento, com cada um se encontrando em quadra. Defensivamente estamos se ajudando mais e melhor posicionado, jogando melhor taticamente. Isso está ajudando bastante”, completou o treinador.
“Estamos felizes pelos resultados dos últimos três jogos. Jogo em Brasília era muito difícil, mas conseguimos administrar bem a vantagem conseguida no primeiro tempo. E no jogo de hoje, não tivemos um bom começo, mas logo depois conseguimos tirar a vantagem deles. O time está sabendo o que está acontecendo no jogo, se adaptar para conseguir as vitórias. A defesa pressão contra Osasco foi determinante para tirar a vantagem deles e abrir logo uma boa diferença”, analisou o ala Pedro Pastre.
Primeiro período
O Pinheiros aceitou o jogo de Osasco que teve um início arrasador. Em Cinco minutos, colocou uma vantagem de 11 pontos (5 a 16), obrigando o técnico Gustavinho a pedir tempo. A parada fez bem. Em menos de dois minutos, marcou oito pontos e a diferença abaixou para quatro pontos: 15 a 19 para encerrar o período com cinco pontos atrás: 21 a 26.
Segundo período
Seis pontos seguidos de Betinho Nardi, empatou em 27 a 27 e passou na frente om três pontos de CJ Penha. Continuando com uma defesa pressão na quadra toda, fez uma parcial de 16 a 3, em menos de cinco minutos e a diferença subiu para 11 pontos: 40 a 29. Para encerrar a primeira etapa do jogo na frente, graças à boa defesa, fez uma parcial de 30 a 17 e 51 a 43 no primeiro tempo.
Terceiro período
Com um início arrasador defensivamente, em menos de cinco minutos, abriu a maior diferença 61 a 43, com uma parcial de 10 a 0. Com a reação de Osasco, terminou o período em 71 a 58, porém com controle total do jogo.
Quarto período
Mesmo nos momentos de reação do Osasco, o jovem time pinheirense teve maturidade para voltar a defender e atacar com inteligência para fechar o jogo em 91 a 75 e a quarta vitória em cinco jogos.
JOGOS DE NOVEMBRO – NBB
Quinta-feira (6/11), 19h30 – Antônio Prado Júnior
CA Paulistano x EC Pinheiros
Domingo (9/11), 11 horas – Villaboim
EC Pinheiros x Caxias Basket
Terça-feira (11/11), 20 horas – Villaboim
EC Pinheiros x União Corinthians-RS
Sexta-feira (21/11), 19 horas – MTC
Minas TC x EC Pinheiros
Domingo (23/11), 11 horas – Cruzeiro
Cruzeiro-MG x EC Pinheiros
Resultados do NBB Caixa 2025/26
Em Rio Claro – Rio Claro 86×88 EC Pinheiros
No Villaboim – EC Pinheiros 69×87 Sesi/Franca
No Villaboim – EC Pinheiros 83×60 Bauru Basket
Nilson Nelson – Brasília 67×69 EC Pinheiros
No Villaboim – EC Pinheiros 90×75 Osasco Basket

