5 de novembro de 2025
14:29
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/Sedu
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, na última semana de outubro, mais um encontro formativo sobre o Documento Curricular da Educação Infantil, desta vez, com a participação de professores da rede municipal que compartilharam práticas desenvolvidas nas instituições educacionais. Durante o encontro formativo, além das apresentações, houve momentos dedicados à análise e reflexão sobre as apresentações, os Campos de Experiências e as aproximações com o que está previsto no Documento Curricular.
A apresentação abrangeu os seguintes eixos: O campo de experiências ao qual a proposta se vincula; Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento trabalhados; As ações educativas realizadas (como foram organizadas as situações, as mediações, os materiais, os tempos e os espaços); Os conceitos e conhecimentos que emergiram da experiência das crianças; A intencionalidade pedagógica presente nas decisões da professora.
As apresentações foram conduzidas pelas professoras Aline Borilho de Carvalho, da E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva” (Sequência didática: o carteiro chegou); Amanda Pérola da Silva, do CEI 87 “Dr. Cássio Rosa” (O brincar heurístico e os espaços estéticos – trocas pedagógicas); Elizabete dos Santos, do CEI 87 “Dr. Cássio Rosa” (O teatro como potência na Educação Infantil); Luciana Cristina Diniz e Mariane Cristina Denardi Basilio, do CEI 114 “Fausto Ferreira Telles” (Magia da Luz: experiência); Rosilei de Souza, do CEI 114 “Fausto Ferreira Telles” (Banco Central e Centro Comercial); e Rosana Pereira de Campos, da E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”.
Após cada apresentação, os especialistas convidados fizeram uma breve análise, estabelecendo relações diretas entre o trabalho apresentado, o Documento Curricular, os fundamentos teóricos e o respeito à infância. Essa devolutiva, além de seu caráter formativo, buscou potencializar o aprendizado coletivo de todos os participantes.
Também atuaram como mediadores a orientadora pedagógica Ana Paula Souza Brito, da E.M. “João Francisco Rosa”; o diretor do CEI 107 “Arminda da Conceição da Silva Telo”, Paulo Victor Cassiano; a orientadora pedagógica do CEI 80 “Profª Ana Rosa J. M. Zanussi de Oliveira” e CEI 103 “Prof. Jorge Moyses Betti”, Vera Alves Crispim Capucho; e o orientador pedagógico do CEI 18 “Miguel Cheda”/CEI 76 “Menino Jesus”, Victor Angelo Falasca.
Toda a ação envolveu aproximadamente 100 orientadores pedagógicos e mais cerca de 120 diretores de escola, envolvendo o compartilhamento das práticas, análise e reflexão, além de aproximar o documento curricular com os documentos orientadores da rede municipal.
“Os encontros formativos estão acontecendo no decorrer do ano de 2025, com a participação fundamental dos integrantes da Comissão de elaboração do Documento Curricular. Este encontro do mês de outubro foi, além disso, um momento de celebração, de enaltecer o excelente trabalho que acontece nas instituições de educação infantil da rede e a possibilidade de refletir sobre este documento que vem sendo construído coletivamente e que visa organizar pontos comuns para um fazer pedagógico em rede”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional, Danila Paschoine Firmino.
“Esses encontros fortalecem a identidade pedagógica da rede municipal e reafirmam o compromisso de cada profissional com uma prática significativa, pautada no respeito à infância. Trata-se de um momento de valorização das experiências, mas também de estudo e reflexão, que nos move na construção de um currículo vivo, participativo e representativo das nossas escolas”, conclui a coordenadora administrativa, Izaura Mendes.

