Rio promove Dia D de ações contra a dengue no sábado (8/11) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A ação realiza inspeções de vigilância ambiental para prevenção e controle do mosquito. Foto: Edu Kapps/SMS A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) realiza o dia D de combate à dengue no sábado (8/11), com atividades especiais de mobilização programadas para todas as regiões da cidade. A campanha é orientada pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros e, este ano, tem como tema “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”. A ação realiza inspeções de vigilância ambiental para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti nos territórios, distribuição de material informativo e orientações aos usuários nas unidades de saúde e em logradouros públicos.
As atividades acontecerão durante toda a manhã e envolverão visitação a imóveis pelos agentes de vigilância em saúde, vacinação, ações de tabagismo, orientação e distribuição de material informativo, mobilização digital, entre outros. Os profissionais de saúde estarão preparados para tirar dúvidas e orientar a população em relação aos cuidados com a dengue. A lista completa das atividades de mobilização do município, com os respectivos endereços, está disponível para consulta no site da SMS, no link saude.prefeitura.rio.
– O objetivo é mobilizar a população na prevenção das arboviroses, focando no combate ao Aedes aegypti. A melhor forma de prevenir as doenças é evitando que o mosquito nasça e, para isso, precisamos muito da parceria da população. O dia D é justamente para promover essa conscientização e conquistar esse apoio popular que tanto precisamos para vencer o vetor -, explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Os trabalhos de controle das arboviroses, tanto nas áreas residenciais quanto nos locais considerados pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata ou de materiais de construção, garagens de ônibus, etc), são realizados pela SMS durante todo o ano. Nos meses de calor, as ações são reforçadas devido ao período de fortes chuvas, o que favorece a reprodução dos mosquitos.
Este ano, até o dia 1º de novembro, os agentes de vigilância ambiental em saúde fizeram 10.291.786 visitas a imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 1.424.953 recipientes que poderiam servir de criadouros foram tratados ou eliminados.
A SMS também realiza constantemente ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva, considerando que os principais reservatórios de criadouros ainda são encontrados em domicílios. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, pelo telefone ou site.
Categoria:
