Agência Minas Gerais | Prodemge lança solução para extração e validação de dados variáveis

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) anuncia o lançamento de mais um serviço voltado às instituições de Estado, a API de Extração e Validação de Dados Variáveis.

A solução, que promete transformar a forma como órgãos públicos lidam com informações dinâmicas, foi apresentada pela Superintendência de Negócios (SNE) na Cidade Administrativa.

“Contamos com o apoio da Assessoria de Inovação (ASI) no desenvolvimento da estratégia comercial, precificação e estruturação da oferta da nova solução. A iniciativa reforça o compromisso da Prodemge com a modernização e a transformação digital do Estado de Minas Gerais”, destaca o superintendente de negócios da companhia, Marcelo Damazio.

Como funciona

O serviço consiste na disponibilização da Plataforma MGAPI, na modalidade de Extração e Validação de Dados Variáveis. A solução utiliza tecnologia de OCR (Optical Character Recognition) combinada com inteligência artificial, permitindo a busca e validação automatizada de informações contidas em documentos digitalizados.

A API é capaz de processar diferentes tipos de documentos:

  • Estruturados (com layout fixo e campos definidos);
  • Semi-estruturados (com alguma variação de formato);
  • Não estruturados (como imagens ou documentos sem padrão).

Principais vantagens:

  • Simplificação e automatização de processos manuais em um curto período;
  • Substituição de falhas de interpretação por tecnologia de alta precisão;
  • Aumento da produtividade e diminuição do custo de operação;
  • Melhoria contínua através de modelos de IA de alta precisão.


Aplicações e oportunidades

“O serviço já está sendo negociado e testado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para agilizar o processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional”, cita Marcelo.

Ele adianta, ainda, outras oportunidades em estudo que incluem integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MG), também com o ProBPMS (gestão de processos) e, ainda, análise inteligente da prestação de contas de obras de convênios.

“Com essa inovação, a Prodemge amplia seu portfólio e reafirma sua posição como referência em tecnologia da informação no setor público, oferecendo soluções que aumentam a eficiência, reduzem erros e agilizam processos”, ressalta.

Origem da solução

Uma Interface de Programação de Aplicações (API) é o conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes softwares se comuniquem e troquem dados entre si, funcionando como uma ponte ou intermediário que facilita o trânsito entre programas.

Marcelo explica que a API de Extração e Validação de Dados Variáveis foi criada a partir do TREM – Movimento para Inovação Aberta, programa regido pela lei complementar nº 182/2021, que instituiu o Marco Legal das Startups. A iniciativa é pioneira e identifica desafios da Prodemge e do Governo de Minas, buscando soluções inovadoras em parceria com o ecossistema de tecnologia.

Nesse contexto, a empresa Nu Cloud foi selecionada e contratada para desenvolver uma ferramenta capaz de automatizar a coleta e validação de informações a partir de documentos e imagens digitalizadas.