10 de novembro de 2025
13:35
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, na manhã de domingo (9), atendeu chamado do programa “Protege Mulher”, no bairro Jardim dos Estados, Zona Sul da cidade, e deteve um homem de 42 anos de idade, por violação de medida judicial que o impedia de se aproximar da mãe dele, de 66 anos.
A vítima foi quem acionou o botão de alerta no aplicativo de celular do programa. Uma equipe da GCM deslocou-se até a residência da assistida, onde, segundo a denúncia, o agressor estaria no imóvel. No local, os guardas constataram a presença do autor, que é filho da vítima, dentro de um dos quartos da casa, confirmando o relato inicial.
O agressor havia invadido a residência, por volta das 3h30, ameaçando ela e o seu marido. Em razão do nervosismo e da situação de risco, não conseguiu acionar o dispositivo de proteção naquela ocasião. Depois, durante nova discussão entre o agressor e o pai, houve o acionamento do sinal de emergência.
O indivíduo, depois de abordado e detido, alegou desconhecer a existência de medida protetiva. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, para prestarem depoimentos. Depois da análise dos fatos, a delegada plantonista ratificou a voz de prisão dada pelos GCMs e determinou a prisão do acusado, ficando à disposição da Justiça.

