Foto: Divulgação SES
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Curitibanos, ganhou uma base operacional para a Unidade de Suporte Avançado (USA) nesta terça-feira, 11 de novembro. A nova sede vai assegurar atendimento com agilidade às ocorrências na macrorregião do Meio-Oeste.
“A USA já atuava em Curitibanos em uma base compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar. Agora, ganha uma nova unidade, mais adequada para melhorar o tempo de resposta aos chamados”, afirmou o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Fonseca, que representou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, na inauguração.
A nova base contou com investimento do Estado de aproximadamente R$ 240 mil, para adequação da estrutura, compra de mobília e equipamentos médicos. O valor para manutenção dos serviços é de R$ 5,3 milhões ao ano. O local foi totalmente adequado para o serviço, conforme o manual do Ministério da Saúde.
“Há quase quatro anos temos um compromisso com a Secretaria de Estado da Saúde de transformar o serviço de APH Móvel em Santa Catarina, com princípios claros e foco na valorização das pessoas que salvam vidas. Nosso objetivo é oferecer condições de trabalho adequadas para que as equipes possam garantir um atendimento de excelência a todos que acionam o 192”, afirmou a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira, sobre o planejamento estratégico voltado a melhorias contínuas desde o início da atual gestão.
De janeiro a setembro deste ano, a USA de Curitibanos realizou 241 atendimentos na cidade. A maior parte dos ocorrências foram traumas (17%), casos neurológicos (16%) e cardiovasculares (15%), além de problemas respiratórios, gastroenterológicos e outros.
A unidade conta com sete médicos, cinco enfermeiros, cinco condutores-socorristas e quatro auxiliares de higienização. O Meio-Oeste possui ainda outras quatro USAs, em Joaçaba, Caçador, Videira e Concórdia, atendendo 51 municípios dessa macrorregião.
Também acompanharam o ato de inauguração o diretor da APH Móvel, Dionisio Medeiros, e o gerente Técnico da SUE, Dr. Alfredo Schmidt, ambos da SES; o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima; os gerentes administrativo, de Enfermagem e de Obras do SAMU/Fahece, Vagner Vicheli dos Anjos, Diego Vieira e Leandro Mesquita Pereira, respectivamente.
Com informações da Comunicação SAMU/FAHECE
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no Instagram @saude.sc

