4º Festival de Dança com alunos da rede municipal de ensino teve apresentação final nesta quarta-feira (12) no Teatro Municipal

Fotos: Michelle Alves/Secom

Plateia lotada e muita energia no palco. Foi assim o segundo e último dia do 4ª Festival de Dança do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), na tarde desta quarta-feira (12). Alunos de três escolas da rede municipal de ensino se revezaram no palco do Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista: E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy” e E.M. “Prof. Milton Santos”.

Seguindo com o tema Cinema, as danças encantaram o público, formado, em sua maioria, por pais e outros familiares dos alunos, mas que contou também com as presenças dos secretários municipais de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, e de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares.

Priscila Diogo, uma das responsáveis pela realização do Festival, comentou sobre a evolução desse evento e sobre o tema escolhido para este ano. “A cada ano o festival tem um tema diferente, que é trabalhado durante o ano todo pelas professoras. Neste ano, o tema escolhido foi o cinema, então as professoras conseguiram criar coisas incríveis, não apenas na dança, mas também nos figurinos. E acreditamos que nosso festival vem evoluindo ao longo dos anos, porque hoje as professoras, os pais e a equipe cooperam entre si na produção dos figurinos, os professores criam coreografias incríveis e as crianças vão evoluindo muito, tecnicamente, desde o primeiro evento. Além disso, o fato de as professoras permanecerem no projeto também contribui para que a técnica fique cada vez melhor”, ela comenta.

A adesão à dança, entre as modalidades propostas pelo projeto “Eu Pratico” também tem crescido. Atualmente, quatro escolas participam, com o interesse crescente de meninas e meninos. Isso fez com que o Festival, que inicialmente reunia outras modalidades esportivas, como a ginástica e o circo, ganhasse exclusividade e fosse expandido para dois dias de atividades. “A ideia é que seja uma atividade realmente inclusiva, então, nós temos meninas, nós temos meninos, nós temos as crianças atendidas pela educação especial. É a inclusão e verdadeira educação integral vista aqui dentro do projeto, com todo mundo fazendo junto, todos dançando junto e aprendendo mais do que a dança, pois o que ocorre é a educação cidadã mesmo”, acrescenta Priscila.

O gestor educacional da Sedu, Rafael Amadio, também comemora a consolidação e crescimento do projeto. “É com muita alegria que realizamos o 4º Festival de Dança do Projeto ‘Eu Pratico Esporte Esporte Educacional Escolar’, nosso último evento de 2025, um ano extremamente positivo, em que, além das aulas do projeto realizadas nas unidades escolares, conseguimos proporcionar atividades externas aos estudantes, como protagonistas, em espaços como o Teatro Municipal ‘Teotônio Vilela’, a Arena Sorocaba, a Câmara dos Vereadores de Sorocaba, entre outros”, ele relata.

Na programação do dia, o público pôde prestigiar as seguintes apresentações: “A Bela e a Fera” (com participações especiais); “A Máscara do Zorro” (também com participação especial); “Meu Malvado Favorito” (E.M. “Prof. Milton Santos); “Curtindo a Vida Adoidado” (E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”); “Grease” (E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”); “Madagascar” (E.M. “Prof. Milton Santos); “Deadpool & Wolverine” (E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”); “Fame” (E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”); “Rio” (E.M. “Prof. Milton Santos); “Flashdance” (E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”); “Shrek” (E.M. “Prof. Milton Santos); “Mamma Mia” (participação especial) e o Grand Finale, incluindo os professores e estudantes de todas as escolas participantes.

Entre as professoras que criaram as coreografias e ensaiaram as turmas de alunos, estava Flávia de Castro Camargo, da E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemom”, que participou com duas coreografias diferentes, os musicais Grease e Fama. “Eu estou no projeto desde 2022, foi o ano que começou. E vejo os alunos muito empolgados. É uma novidade para todos, e estamos trabalhando nesse projeto desde fevereiro, com a preparação. Ente os alunos, muitos, antes disso, não conheciam o teatro e é a primeira vez que estão vindo, já para se apresentar. Cada um disposto a dar o melhor de si”, conta a professora.

Da E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”, a professora Maísa Cavalcante Pereira foi a responsável pelas apresentações. “A gente ensaiou bastante e as crianças estão ansiosíssimas. Algumas dizem que nem dormiram. E a gente preparou um espetáculo bem bonito Tem coreografias bem legais, empolgantes, espero que o público goste. São três coreografias, duas com as crianças e eu também faço um solo, na parte final. Nas aulas, essa interação das crianças com a dança é maravilhosa. Algumas nunca tiveram contato com dança antes. E estamos vendo o desenvolvimento. Não só na dança, mas no comportamento. Elas ficam mais extrovertidas, mais sociáveis e autoconfiantes”, compara Maísa.

A E.M. “Prof. Milton Santos”, da professora Tamires Oliveira do Amaral, desenvolveu quatro coreografias. “A preparação foi bem intensa, foi um processo longo, de muitos ensaios, mas eles chegaram aqui bastante animados. Muito ansiosos para o grande dia. Eles estão superfelizes, animados e realizados de poder ter essa oportunidade de dançar no palco, em um teatro bonito como esse, com luzes e com a plateia. Tudo é, para eles, como uma superprodução. Com um total de 80 crianças da nossa escola!”

Em ação, com a música rolando, o resultado foi emocionante! Não apenas pelo colorido das roupas e dos gestos mas, principalmente, das emoções mobilizadas pelo espetáculo.