Valentina Basso é vice-campeã Cadete da Copa do Mundo de Esgrima
Floretista vive grande temporada; Outros Pinheirenses também garantem ótimos resultados
A atleta de Esgrima do Esporte Clube Pinheiros, Valentina Basso, conquistou nesta quinta-feira, dia 13, o vice-campeonato da Copa do Mundo Cadete e Júnior de Esgrima, que está sendo disputada em Lima, no Peru. É a primeira vez que uma atleta brasileira conquista um resultado dessa magnitude.
Valentina enfrentou na final a australiana Rianne Leung, que ficou com o ouro ao vencer o duelo por 15×12. Antes, a brasileira bateu na semifinal a filipina Sloane Paulus (15×6); nas quartas o confronto foi contra a compatriota e companheira de Clube Eduarda Nascimento (15×9); e nas oitavas a chilena Victoria Caballero (15×1). Na fase anterior, que são os confrontos de Poules, Valentina também foi bem nos confrontos.
“Fiz uma boa competição, comecei bem a pré-classificatória e isso já me deu confiança. Eu estava bem preparada, conversei bastante com o meu técnico, Bernardo Schwuchow, e joguei leve, estava bastante feliz dentro da pista. Foi tudo ótimo”, comemorou a esgrimista de apenas 16 anos.
Valentina vive ótima temporada. Foi vice-campeã brasileira adulta, e sul-americana sub-17 e sub-20. Além disso, a atleta lidera o ranking nacional nas categorias (sub-17 e sub-20)
“Foi um resultado histórico para a esgrima do Brasil e do Pinheiros. Ela jogou super bem a competição, que é uma etapa da Copa do Mundo de Esgrima da Federação Internacional. Ela tem tido um ano de extrema evolução, se ajustando a cada jogo e performando melhor”, destacou o técnico Bernardo Schwuchow, que também treina a atleta na Seleção Brasileira.
Outros Pinheirenses também tiveram ótimos resultados. Eduarda Nascimento garantiu a sexta colocação; Giulia Santos ficou em nono; (ambas possuem 13 anos de idade). Yuki WU (15 anos), acabou em 12 lugar.
“Foram ótimas colocações das atletas do Pinheiros que estão representando o Brasil nesta competição, o que mostra a evolução da Esgrima do Clube com resultados internacionais”, finalizou Bernardo.
