14 de novembro de 2025
18:05
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/Sedu
A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” se transformou em um verdadeiro laboratório de ideias, descobertas e experiências! Foi a realização da Primeira Semana da Matemática, um evento de sucesso, que reuniu alunos, professores e famílias em torno do conhecimento e da diversão. Na abertura do evento, foram entregues as medalhas aos alunos participantes e campeões da primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um momento de grande orgulho para toda a comunidade escolar. Durante a semana, os estudantes participaram de oficinas, jogos, desafios e experiências interativas que uniram matemática, tecnologia e criatividade, mostrando que aprender pode — e deve — ser divertido! As atividades incluíram robótica, metaverso, hologramas, lançamento de foguetes, xadrez, “cup song” matemático e muito mais. Nos últimos dois dias de evento aconteceu a competição da Jornada da Matemática, envolvendo as turmas dos 4º e 5º anos. O evento foi aberto à comunidade e às famílias, que puderam acompanhar de perto o talento, o raciocínio e o entusiasmo dos alunos.
Assim, a Semana da Matemática, realizada pela unidade escolar celebrou a soma dos esforços de professores, estudantes e parceiros, que se multiplicam e transformam o aprendizado em possibilidades. Em todos os ambientes e projetos voltados ao ensino da disciplina, os números se juntam, se conectam e se transformam em aprendizado real para os alunos.
A Jornada da Matemática, por exemplo, é um dos projetos mais apreciados dessa escola e foi criada justamente para mostrar que aprender Matemática pode ser algo prazeroso, divertido e repleto de significado. Durante todo o ano, alunos dos 4º e 5º anos participam de desafios, gincanas e atividades práticas, que unem raciocínio lógico, colaboração e criatividade. Esta foi a 4ª edição da Jornada, que cresce e se torna mais envolvente a cada ano, integrando outros projetos da escola, como a Sala Metaverso, onde os alunos aprendem a disciplina utilizando realidade virtual, e o Espaço Maker, onde todo o aprendizado é transformado em experiências concretas.
“E agora, durante a Semana da Matemática deste ano, nas etapas finais da Jornada, foram realizadas oficinas, palestras e apresentações, proporcionando momentos muito especiais aos participantes e unindo alunos, professores e toda a comunidade escolar em torno do aprendizado. A atividade nos permite mostrar que a escola acredita no potencial de cada aluno e é quando o aprendizado realmente acontece”, disse o diretor da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, Alex dos Santos.
“Ver nossos alunos se envolvendo com desafios, explorando novas formas de aprender e descobrindo que a Matemática está presente em tudo é motivo de grande orgulho. Esse projeto mostra a força do trabalho conjunto entre professores, estudantes e famílias, transformando o conhecimento em uma verdadeira jornada de descobertas. Parabéns a toda a equipe da escola Duljara Fernandes de Oliveira e especialmente ao diretor Alex, pela excelência do trabalho realizado e por essa iniciativa tão rica para a nossa rede municipal”, disse o secretário da Educação, Fernando Marques.
“Projetos como esse fazem com que o aluno tenha um objetivo na hora de estudar; ele vai pensar em ser campeão, mas na verdade ele constrói sua própria vitória no momento em que tem a iniciativa e a vontade de estudar, desde a tabuada até a situação problema. A turma do 4º F, que foi uma das participantes, vai para o quinto ano com uma visão diferente do que eles tinham anteriormente! Agora sabem, na prática, que é preciso sempre melhorar e que vale muito a pena estudar!”, destaca a professora Carla Lopes.
Também os alunos conseguem vislumbrar a importância desse tipo de iniciativa, como afirma o estudante do 4º ano F, João Francisco de Oliveira Ferraz. “Eu aprendi, com a Jornada da Matemática, sobre o trabalho em equipe e que nem sempre a gente ganha. Se a gente perde, é só treinar mais para o ano que vem. Inclusive, eu treinei muito para ganhar essa medalha e, no ano que vem, vou treinar de novo para tentar outra vez.”
“Participar como jurada da Jornada da Matemática foi uma alegria! As crianças dos 4º e 5º anos mostraram um brilho nos olhos e uma vontade enorme de aprender. É motivador ver como a Matemática pode despertar tanta curiosidade e entusiasmo”, afirmou a gestora de Desenvolvimento Educacional Flávia Arruda Costa.
A vivência da Semana da Matemática se mostrou uma oportunidade muito positiva para todos os envolvidos, conforme acrescentou também a gestora de Desenvolvimento Educacional Patrícia Justo. “Participar da fase final da Semana de Matemática, nesses dois dias da Jornada da Matemática, foi uma experiência muito gratificante! Foi um momento de grande aprendizado e entusiasmo para os estudantes dos 4º e 5º anos. É inspirador observar o comprometimento da equipe escolar e o apoio das famílias, fatores essenciais para o sucesso dessa iniciativa, além de um verdadeiro incentivo para as crianças, que aprendem de forma divertida. Parabéns a toda a equipe pela bela demonstração de parceria entre escola e comunidade, em prol da educação!”, ela concluiu.

