Zoo de Sorocaba realiza manejo preventivo em duas águias-cinzentas – Agência de Notícias
19 de novembro de 2025
16:16
Por:

Fotos: PMZQB/Sema
Duas fêmeas de águias-cinzentas (Urubitinga coronata) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passaram, na última sexta-feira (14), por um check-up de rotina, com o intuito de verificar as condições gerais de saúde de ambas, de forma preventiva.
De maneira geral, esse tipo de checagem é fundamental para acompanhar a saúde física dos indivíduos, inferida por meio de estimativa do escore de condição corporal e também pela análise clínica geral feita pela equipe veterinária. Para esses indivíduos, é ainda mais importante por se tratarem de aves idosas, residentes no Zoo de Sorocaba há 40 anos.
Foram realizados diferentes procedimentos, como a conferência das identificações (microchips) – uma das exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para zoológicos -, pesagem, avaliação de empenamento, ausculta pulmonar e cardíaca e aplicação de medicamento para prevenção contra ectoparasitas.
Pelo menos uma vez por ano, os animais do Zoo de Sorocaba passam por esse tipo de manejo preventivo, a fim de terem suas condições de saúde e bem-estar verificadas de perto. A medicina preventiva é priorizada pela instituição, a fim de garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários. Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto corpóreo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos.
A águia-cinzenta ocorre em quase todos os biomas nacionais, com exceção dos Pampas, mas seu avistamento é raro, devido à baixa densidade populacional. Está contemplada em Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas (ICMBio), um dos principais instrumentos de política pública para planejamento de conservação no Brasil.
A iniciativa é de fundamental importância para o futuro da espécie, que se encontra ameaçada de extinção, na categoria em perigo, tanto na lista brasileira de animais ameaçados (Portaria MMA nº 148/22), quanto na lista internacional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é um dos mais completos da América Latina. Além do bem-estar animal, o parque desempenha importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingos, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
