Mil e setecentos candidatos fizeram, na manhã deste sábado (22), as provas do Processo Seletivo Simplificado para as residências médica e multiprofissional, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As provas foram aplicadas na Faculdade Uniesp. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 87 vagas.
Segundo a comissão organizadora do Processo Seletivo Simplificado, não houve nenhuma intercorrência registrada durante o período das provas e 112 candidatos não compareceram.
A veterinária Edna Soraya se formou em 2020, já atua na área, mas viu a prova como uma oportunidade interessante para seu currículo, principalmente em poder trabalhar junto às famílias, nas comunidades. “Eu acho uma área muito interessante. Eu já tive contato durante a graduação, em projetos onde a gente ia de escola em escola fazendo educação com crianças sobre prevenção de doenças zoonoses. Achei interessante essa área e resolvi tentar. Eu não tive muito tempo para estudar devido a problemas pessoais, mas o máximo que eu pude estudar, eu estudei, priorizando as questões, por causa do pouco tempo”, completou.
De acordo com o calendário do edital, o resultado final está previsto para o dia 12 de dezembro. O gabarito deve divulgado ainda neste sábado, a partir das 16h, no site da Transparência.
“A aplicação das provas do Processo Seletivo para as Residências Médica e Multiprofissional transcorreu dentro do esperado, sem maiores intercorrências. Todo o planejamento logístico funcionou conforme previsto, com equipes distribuídas em todos os blocos e salas de prova, garantindo um ambiente organizado, seguro e acolhedor aos candidatos. A Secretaria de Saúde reforça que o trabalho conjunto da comissão, fiscais, coordenações de bloco e demais apoios foi fundamental para assegurar a tranquilidade do dia e a credibilidade do processo. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos e desejamos sucesso aos participantes nas próximas etapas.” destacou Giselly Lima, presidente da comissão organizadora do processo seletivo.
Tiago Cavalcante mora no Rio Grande do Norte e veio a João Pessoa para tentar a residência médica. “Já sou médico, me formei em 2024. Fiz a prova de residência para clínica médica. Nós temos que tentar todas as oportunidades e quanto mais opções de prova para fazer, melhor”, completou.
A estudante de Fisioterapia, Luana Andrade, se forma em dezembro deste ano e veio de Pernambuco para fazer a prova do processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde. “João Pessoa é uma cidade que tem uma capacidade de crescimento muito grande para os profissionais da área da saúde. Esse motivo me levou a fazer a prova. A qualidade de vida em comparado a outros estados e capitais eu acho que é bem melhor”, explicou.
Para o programa de Residência Médica, estão disponíveis 50 vagas, constituindo a modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, destinada a médicos formados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no edital e na legislação brasileira, com diploma devidamente revalidado. As vagas estão divididas nas áreas de Anestesiologia (2), Clínica Médica (10), Cirurgia Geral (5), Coloproctologia (2), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina de Família e Comunidade (20), Neonatologia (3), Ortopedia e Traumatologia(4).
Já no programa de Residência Multiprofissional, são 37 vagas, para o curso de especialização com caráter de residência multiprofissional em atenção básica: saúde da família e comunidade subdivididas nas áreas de Enfermagem (9), Farmácia (4), Fisioterapia (4), Fonoaudiologia (3), Medicina Veterinária (3), Nutrição (4), Odontologia (3), Psicologia (4) e Terapia Ocupacional (3).
Confira os links dos gabaritos.
https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=1985 GABARITO MULTI
https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=1984 GABARITO MÉDICA

