As comissões locais da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) dos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) precisam atualizar suas portarias de designação, conforme o Comunicado n.º 25/2025 da diretoria de Gestão de Pessoas da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DGP-PRD) e da comissão central.
Conforme o documento, em diversas unidades do IFSP os documentos estão desatualizados em razão do encerramento de mandatos. A DGP e a CPPD reforçam que cada campus é responsável por recompor sua comissão, adotando o procedimento mais adequado ao seu contexto — seja por eleição, indicação da direção-geral ou decisão em instância colegiada — e emitir ou atualizar a portaria correspondente.
A CPPD local deve ser composta por um membro titular, com possibilidade de alocar quatro horas de trabalho no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), e um suplente.
Entre as atribuições da comissão estão: abertura de processos no SUAP, orientação e auxílio na montagem de pedidos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), bem como orientações para promoções à classe de Professor Titular.
O comunicado destaca a relevância das comissões locais para a celeridade e aprimoramento dos processos. A medida visa reforçar a importância do trabalho das CPPDs locais e para o fortalecimento da gestão de pessoas no âmbito do quadro docente. A CPPD central não realiza eleições nem designa membros, mas permanece disponível para orientar e prestar apoio consultivo.
Confira o documento:
Comunicado n.º 25/2025 – DGP-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP

