A combinação do momento favorável que João Pessoa vive no setor econômico e de turismo, com quase 100% dos leitos de hotéis ocupados e uma cidade em plena expansão, tem levado a Prefeitura a investir de forma ainda mais intensa na qualificação da mão de obra local. Nesta segunda-feira (24), o prefeito Cícero Lucena entregou certificados de conclusão de curso para 100 alunos nas áreas de gastronomia e costura, numa parceria com a empresa Inovatec.
A solenidade aconteceu no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde o gestor da Capital celebrou a oportunidade que se apresenta para os formandos, que agora estão capacitados para o mercado de trabalho.
“Observamos uma transformação significativa, impulsionada pela gastronomia e pela costura, áreas que demonstram o potencial e a importância da qualificação profissional. No último fim de semana, a ocupação hoteleira em João Pessoa atingiu um patamar próximo a 100%. A crescente demanda de serviços nos faz acreditar que os cursos ofertados pela prefeitura irão se refletir em oportunidades de trabalho”, refletiu o prefeito.
O diferencial do projeto, intitulado ‘Espaços Inovativos’, reside no foco de beneficiar a população mais vulnerável com os cursos realizados próximos aos locais de moradia dos participantes, visando evitar despesas com deslocamento. O curso de costura foi ministrado na Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba (AEMP), localizada no bairro das Trincheiras, enquanto o de gastronomia no Restaurante Popular de Mangabeira. A ênfase é no desenvolvimento de habilidades para que o participante possa iniciar seu próprio negócio ou buscar oportunidades de emprego, como em restaurantes ou ateliês de costura.
Acompanhamento – O vice-prefeito Leo Bezerra disse que, mesmo após a qualificação, a Prefeitura vai seguir acompanhando os passos dos formandos, com objetivo de garantir oportunidades nas duas áreas. “As secretarias municipais manterão seu compromisso com vocês, oferecendo todo o suporte necessário. Estaremos abertos para auxiliar em suas necessidades e empreendimentos, seja qual for a demanda”, garantiu Leo Bezerra durante a solenidade.
A duração de cada curso foi de três semanas, com aulas em período integral, totalizando 80 horas de carga horária. “Acreditamos que este conhecimento será valioso para que os participantes possam ingressar no mercado de trabalho ou desenvolver seus próprios negócios. A abordagem é fundamentalmente prática. Paralelamente, oferecemos aulas de empreendedorismo para auxiliar os participantes que desejam desenvolver seus próprios negócios, auxiliando na elaboração do plano de negócios e no acompanhamento inicial do desenvolvimento da empresa”, detalhou Aluízio Souto, coordenador do projeto Espaços Inovativos, na parceria da Prefeitura com a Inovatec.
Oportunidade – Edicleide Bastos concluiu o curso de gastronomia e disse que está pronta para se inserir no mercado de trabalho. “Aprendemos mais para podermos trabalhar para nós mesmos, não depender de ninguém. Ter autonomia. É uma oportunidade que a Prefeitura nos concede e agradecemos de coração”, comentou a formanda, que mora nos Funcionários II.

