Oficina “Confecção de Colar Indígena do povo Tukano” é atração gratuita no Museu Histórico Sorocabano na próxima quinta-feira (27)
24 de novembro de 2025
16:51
Por: Verônica Ferreira
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está com inscrições abertas para a oficina “Confecção de Colar Indígena do povo Tukano”, que acontece na próxima quinta-feira (27), às 9h, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). Com vagas limitadas, a atração é gratuita e terá duração de duas horas.
A oficina faz parte da contrapartida do projeto “Terra Rasgada: memória e resistência indígena”, do Centro de Convivência Indígena da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e propõe uma experiência prática e cultural que valoriza os saberes tradicionais desse povo originário do Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM).
Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre o significado simbólico dos colares, que representam elementos da natureza, da espiritualidade e da identidade social Tukano. Além de ensinar as técnicas tradicionais de montagem, utilizando sementes, miçangas e fios naturais, a oficina promove um espaço de troca de conhecimentos e respeito à diversidade cultural indígena. O público é convidado a compreender que cada peça confeccionada carrega histórias, saberes e pertencimentos coletivos, fortalecendo o reconhecimento e a valorização das culturas indígenas na contemporaneidade.
Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: [email protected]. O Museu Histórico Sorocabano está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99163-5742.
