Satélite de comunicações é lançado na estratosfera em área do Parque Tecnológico de Sorocaba – Agência de Notícias
24 de novembro de 2025
20:34
Por: Marcelo Andrade (PTS), Rose Campos

Foto: Divulgação/PTS
O lançamento, que foi considerado um sucesso, ocorreu por volta das 11h do último domingo (23) e foi acompanhado por cerca de 30 pessoas
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi sede, neste domingo (23), do lançamento e demonstração em voo estratosférico de um protótipo de picosatélite de comunicações IoT (Internet das Coisas).
O lançamento, que foi considerado um sucesso, ocorreu por volta das 11h e foi acompanhado por cerca de 30 pessoas, entre os quais dois representantes do Consulado da Rússia no Brasil, que foram convidados pelos integrantes das spacetechs brasileiras Shamal Space e Navollo Aerospace, responsáveis pelo desenvolvimento e pela fabricação e testagem do equipamento.
As atividades tiveram o suporte técnico dos profissionais que atuam no Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (Lab X 4.0), do PTS. Horas antes de seu lançamento os responsáveis pelas empresas fizeram os últimos testes do equipamento, que consistiu em uma caixa de isopor coberta com fita reflexiva, que tem como objetivo manter a integridade dos componentes eletrônicos.
Já do lado de fora, além de um paraquedas, o equipamento foi acoplado a um balão cheio de gás hélio, que é o responsável por fazer decolar o objeto. Após o lançamento, a expectativa era de que dispositivo atingisse 30 quilômetros de altura, a uma velocidade de 4 m/s, ou cerca de 15 km/h.
Resgate do equipamento
Cerca de 4h30 depois de seu lançamento, ou seja, por volta das 15h30, o balão foi resgatado na região da zona norte de São Paulo. De acordo com Lester Faria, um dos responsáveis pelo projeto, todo o equipamento foi recuperado de forma íntegra. Segundo ele, ao longo da semana, os pesquisadores irão analisar os dados dos sensores e das câmeras.
“Estamos muito felizes com o resultado. As notícias são as melhores possíveis, felicidade total. Ele conectou e estabeleceu o link durante todo o percurso, a carga está íntegra, tudo funcionando perfeitamente. Só temos que agradecer à parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba”, ressaltou.
Esse evento, segundo ele, marcou um avanço no plano conjunto de Shamal e da Navollo de desenvolver, fabricar e lançar, até o fim de 2026, constelação própria de 10 satélites específicos ao fornecimento de serviços de conectividade IoT. A instalação da rede de equipamentos visa oferecer ao mercado nacional um serviço pioneiro de comunicação via satélite para sensores IoT, principalmente em áreas remotas do País, onde não há outros meios de conectividade.
O diretor administrativo-financeiro do PTS, Eduardo Marques, que na ocasião representou o presidente, Nelson Cancellara, lembrou que a iniciativa visa integrar as duas Spacetechs ao ecossistema de empresas aeroespaciais do PTS, em um projeto mais amplo do Parque, fornecido à instalação de infraestrutura para capacitar tanto fabricantes de produtos relacionados ao espaço, bem como operadores para controle de órbita de nanosatélites. O novo espaço integra o plano de ampliação do Parque Tecnológico.
“Aqui no Parque Tecnológico, a gente se sente realmente privilegiado por ter um lançamento tão importante de um satélite. Parece que é algo tão simples, mas eu sei da complexidade. E a questão de ser brasileiro já nos deixa honrados, por ser algo fabricado no Brasil, desenvolvido aqui e lançado no Parque Tecnológico de Sorocaba”, ressaltou.
