Cursos oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa capacitam moradores do Residencial Vista Alegre

“Prontos para obra”. Assim reagiram os 19 alunos que concluíram os cursos de pedreiro e instalação de drywall oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os estudantes são moradores do Residencial Vista Alegre e receberam os certificados de conclusão, nesta terça-feira (25), em evento realizado na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP), no bairro do Varadouro.

Os diplomas têm validade em todo o Brasil e os concluintes ganharam um kit de ferramentas para trabalhar por conta própria ou apresentar na empresa onde trabalham e ter um salário melhor. O curso fez parte do programa de capacitação e qualificação profissional oferecido aos moradores dos residenciais construídos pela Prefeitura de João Pessoa e agora eles vão ser encaminhados ao mercado de trabalho pelo Sine-JP.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que capacitar os moradores dos residenciais para o mercado de trabalho faz parte do programa habitacional, dando às pessoas a oportunidade de se capacitar e qualificar para ter mais chances de aumentar a renda familiar. “Dessa vez, foram 19 alunos nos cursos de pedreiro e instalação de drywall. Alguns deles já trabalham na construção civil ou por conta própria, mas a perspectiva é de um aproveitamento muito maior, já que a procura por mão de obra nesse setor tem sido grande”, afirmou.

Socorro Gadelha também lembrou que outros cursos já foram oferecidos e o aproveitamento foi excepcional, como aconteceu nos cursos de eletricista condominial, confecção de lingerie e produção de doces e salgados, ocasião em que os alunos saíram da sala de aula já empregados ou passaram a trabalhar por conta própria. “A recomendação do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra é entregar uma moradia confortável e numa região estruturada e, acima de tudo, oferecer oportunidades para que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, ressaltou.

Na entrega dos certificados, o Senai foi representado pelo gerente do Centro de Formação Profissional de Bayeux, Adriano Lins, que chamou a atenção dos formandos para a importância da profissão que eles exercem e estão se capacitando. “A construção civil é uma área da economia que a cada dia fica mais especializada e que hoje tem oferecido muitas vagas de emprego, tanto que os bons profissionais não ficam desempregados e, com este certificado, vai ficar mais fácil ocupar uma vaga no mercado de trabalho”, comentou.

O secretário executivo de Habitação Social, Beto Pirulito, disse que a indústria da construção civil é uma atividade que cada dia mais precisa de mão de obra especializada, o que justificou a iniciativa da Semhab de fazer uma parceria com o Senai para a formação de uma turma de pedreiros e instalação de drywall. “A construção civil tem usado novas técnicas e novos materiais como o drywall que é leve, barato e que também agiliza o andamento da obra, mas que exige gente treinada para trabalhar com esse tipo de material e o curso capacitou esse grupo para que tenha mais oportunidade de trabalho a partir de agora”, frisou.

Prontos para a obra – A presença feminina é cada vez maior no canteiro de obras, tanto que essa turma teve a participação de duas mulheres. Poliete Alves já trabalha na construção com instalação hidráulica depois de ter feito um curso no Senai de Bayeux e agora fez o curso de pedreiro e instalação de drywall. “Estou muito satisfeita com a profissão que escolhi e agora vou ter novas oportunidades porque estou capacitada para exercer novas funções”, revelou.

A outra mulher da turma é a Danila Alves, que mora no Residencial Vista Alegre e estava fazendo uma obra no apartamento dela, quando recebeu a visita de uma técnica da Semhab oferecendo o curso e viu a oportunidade de adquirir uma nova profissão. “Atualmente eu trabalho na área da Saúde que é bastante concorrida, mas, a partir de agora, tenho plenas condições de atuar em outra área que é bastante atrativa, que é na construção civil. Sem falar que a partir de agora, eu mesma vou fazer as reformas que precisar na minha casa”, brincou.

Outro aluno que ficou bastante satisfeito foi Israel Patricio Silva de Araújo, que já trabalha na construção civil, mas não tinha nenhum tipo de formação. Ele disse que aprendeu novas técnicas para trabalhar no canteiro de obras e usando os novos tipos de materiais que têm surgido nos últimos anos, como o drywall, que pode ser usado na divisão de ambientes e também na fachada dos prédios. “Com esses dois cursos, vou ter mais oportunidades e a perspectiva de melhoria salarial”, disse.