João Pessoa encerra no domingo as comemorações ao Mês da Consciência Negra

A Prefeitura da Capital, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, encerra neste final de semana, a programação do projeto Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares, em comemoração ao Mês da Consciência Negra. A partir das 16h, acontece o 1º Domingo Negro – Axé na Praça de Iemanjá, na praia de Cabo Branco.

A programação do projeto Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares terá várias atrações como Feira de Empreendedorismo, oficinas culturais para todas as idades, além de apresentações de Maracatu do Maracastelo, Coco de Oxum e de Vô Mera e suas Netinhas.

“Será um dia de muito axé, de união, de celebração das nossas raízes e fortalecimento da luta por igualdade em João Pessoa, uma cidade que cresce com consciência sobre a importância da igualdade racial. Convidamos todos que abraçam a causa para esse grande encontro”, destaca Carla Uedler, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do Município.

O projeto Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares Cidade em Crescimento e pela Igualdade Racial foi aberto dia 3, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. “O evento integra as ações do Mês da Consciência Negra, comemorado oficialmente no dia 20 de novembro, e visa promover ações afirmativas, culturais e educativas que reafirmam o compromisso da cidade com a promoção da igualdade racial, a valorização da ancestralidade afro-brasileira e afro-indígena, e o enfrentamento ao racismo estrutural”, ressalta Carla Uedler.

Dentro das atividades realizadas ao longo deste mês, além de apresentações culturais e oficinas, houve o lançamento do canal de denúncias antirracistas, no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, e assinatura da adesão ao Plano da Juventude Negra Viva e a formalização do Pacto da Políticas Públicas Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, com a presença de uma comitiva do Ministério da Igualdade Racial.

“Entre as ações, estão a oferta de cursos de formação com órgãos e instituições parceiras, com adesão ao Termo Interinstitucional pela Igualdade Racial, que se refere à colaboração e ação conjunta de diferentes organizações para combater o racismo e promover a equidade racial em suas estruturas e no ambiente social mais amplo”, completou.

Canal de denúncias – Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do Município, o canal de denúncias disponibiliza uma navegação muito fácil, bastando entrar e baixar o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e fazer a inscrição, informando CPF, data de nascimento e aceitar os termos. “Feito isso, em seguida, é só acessar em categorias e navegar até chegar em denúncias, onde haverá uma parte específica para racismo e intolerância religiosa. Lá, o usuário vai descrever todos os dados da forma que os fatos ocorreram e fazer o envio”, acrescentou.

Continuando, ela explica que, após esse passo a passo, automaticamente, o processo será encaminhado diretamente para a Coordenadoria e poderá ser acompanhado pelo denunciante. “Nossa equipe dará retorno à população que se sentiu vítima ou lesada, disponibilizando apoio jurídico e psicológico às vítimas”, afirmou.

Serviço – A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa está localizada no Parque Solon de Lucena, 216, Centro. Mais informações sobre os serviços oferecidos através do telefone 3222-8853 ou WhatsApp (83) 98730-6036.