Prefeitura divulga esquema operacional para o dia da inauguração da árvore de Natal da Enseada de Botafogo, neste domingo (30/11) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional para o acendimento da inédita árvore de Natal da Enseada de Botafogo, no próximo domingo (30/11). A previsão dos organizadores é que o evento atraia cerca de 650 mil pessoas durante o período de exibição. Centenas de agentes municipais estarão atuando na enseada e acessos para facilitar a fluidez do trânsito e a chegada dos visitantes ao local. O acesso principal do público à enseada será feito pelas duas passagens subterrâneas que cortam a Avenida das Nações Unidas, uma localizada na altura da Rua São Clemente e a outra na altura da Rua Farani.
A árvore flutuante de 80 metros, equivalente a um prédio de 30 andares e com mais de 2 milhões de luzes de LED, será instalada em posição central e poderá ser vista de diversos pontos da orla, formando um cenário especial com o Pão de Açúcar ao fundo.
O espetáculo da inauguração da árvore terá início a partir das 17h com apresentação de DJ e outras atrações. A partir das 19h, começa o show de Natal da Orquestra do Samba com Pretinho da Serrinha seguido do tão aguardado acendimento da árvore. A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará operação de trânsito para garantir a segurança viária do público e a Avenida Nações Unidas será totalmente interditada ao tráfego de veículos.
Agentes de trânsito vão atuar a partir das 15h e estão preparados para antecipar os bloqueios das pistas, em caso de necessidade pela ocupação do público. A partir das 16h, duas faixas da Avenida Nações Unidas serão interditadas no sentido Centro, no trecho entre a churrascaria Fogo de Chão e a altura da Praça Nicarágua. Às 17h, a Enseada de Botafogo será totalmente fechada em ambos os sentidos. O Aterro do Flamengo, que já estará interditado desde as 7h para a área de lazer, permanecerá fechado até o escoamento total do público após o término do evento.
Além dos agentes de trânsito, o planejamento contará com veículos operacionais, incluindo motocicletas, que estarão empenhados na orientação dos condutores e pedestres. Painéis de mensagens variáveis informarão aos motoristas sobre as interdições e opções de rota. Técnicos da CET-Rio, que atuam no Centro de Operações e Resiliência (COR), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para garantir as boas condições viárias.
Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vão atuar combatendo o estacionamento irregular e os ambulantes nas imediações da Enseada de Botafogo. As ações na região começam a partir desta quinta-feira (27/11). A fiscalização será ainda mais atuante já na véspera da inauguração da árvore, no sábado (29/11), com 70 agentes na região garantindo o ordenamento e orientando o fluxo de moradores e turistas. O efetivo da Subsecretaria de Operações (Subop) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) será de 100 agentes na data do evento.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) preparou um esquema operacional com 92 agentes para atuar em apoio à inauguração da árvore. As ações terão início às 14h e contarão com o emprego de 25 viaturas. As equipes permanecerão na região durante todo o evento, até o seu encerramento.
Dentro do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), um efetivo de 50 operadores estará de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do videowall de 104 metros quadrados, o maior da América Latina. Haverá reforço, dentro do COR-Rio, de representantes de órgãos municipais como CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Comlurb, além de órgãos de segurança e concessionárias do serviço público. Os agentes estarão de olho nas imagens das 33 novas câmeras instaladas na orla e nas vias próximas do evento. Com os equipamentos já existentes na região, chega a 105 o número total de dispositivos empregados no monitoramento da mobilidade e no apoio à vigilância do entorno. Os operadores vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro. Um drone também será utilizado para auxiliar a operação em pontos em que não há câmeras de monitoramento.
A Comlurb também montou um esquema especial de limpeza para a inauguração da árvore de Natal: serão 320 garis distribuídos em três turnos. O trabalho inicia às 7h com a pré-limpeza das pistas, gramados, passagens subterrâneas, calçadão, ciclovia e areia da praia. A equipe da manhã, formada por 40 garis, vai finalizar com lavagem hidráulica com água de reuso e pulverizadores com essência de eucalipto.
A partir das 17h, uma nova equipe, com 250 garis, dará continuidade a limpeza durante todo o evento. Os serviços contarão com o apoio de 37 veículos e equipamentos. A Companhia vai instalar 400 contêineres de 240 litros na areia e mais 150 de grande porte, 1.200 litros, nas pistas e calçadões. A partir da meia-noite, começa a ser feita a limpeza pós evento com 30 garis. Os serviços incluem limpeza das pistas, gramados, calçadão, ciclovia e areia. Serão usados novamente pulverizadores com essência de eucalipto.
O planejamento operacional para a realização da inauguração da árvore conta com a participação da CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal, Riotur, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Gerência Executiva Local (GEL) do Centro e subprefeitura da Zona Sul, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos.
Os organizadores do evento recomendam os visitantes irem de transporte público e utilizarem as passagens subterrâneas que estarão no clima natalino, com luzes e sons. Haverá uma vila gastronômica também montada para os fins de semana com foodtrucks e algumas atrações musicais.
Período de funcionamento
A nova árvore de Natal do Rio ficará até o dia 6 de janeiro, de domingo a domingo, com acendimento das 19h até 0h. A estrutura deve se tornar o ponto de partida de uma nova tradição natalina na cidade.
Interdições
Avenida Nações Unidas e Aterro do Flamengo
16h – Avenida Nações Unidas terá duas faixas interditadas no sentido Centro, entre a Fogo de Chão e a altura da Praça Nicarágua.
17h – Enseada de Botafogo em ambos os sentidos
18h – Aterro do Flamengo, que abriria nesse horário com o fim da área de lazer, permanecerá totalmente fechado até o término do evento e escoamento do público.
