Com forte ligação construída ao longo de décadas, técnico retorna ao Clube para liderar a reconstrução do Pinheiros, apostar na base e conduzir a equipe de volta à elite — agora reforçada pela chegada de Jaqueline Carvalho.
Nesta temporada o Esporte Clube Pinheiros entrou numa fase de reconstrução: Após a disputa do Campeonato Paulista, no próximo dia 5 de dezembro inicia a principal competição da temporada: A Superliga B. E a missão para reconduzir a equipe para a elite do voleibol nacional, está nas mãos do técnico Angelo Vercesi.
A história de identificação do treinador com o Clube, entretanto, começou há 36 anos, exatamente em 1989, quando Vercesi foi treinador das equipes Júnior masculina e feminina de voleibol do Pinheiros.
“Minha formação profissional aconteceu aqui dentro. Comecei nas escolinhas, fui ganhando espaço, passei pelas categorias de base, preparador físico, trabalhei também na equipe adulta. Tudo o que conquistei depois, inclusive internacionalmente, só foi possível porque o Pinheiros me abriu portas. Minha gratidão é enorme”, disse o treinador, ao recordar os primeiros capítulos da carreira.
Nessa trajetória, Vercesi também fez parte da comissão técnica da equipe adulta feminina.“Foram anos muito importantes, de aprendizado diário e de crescimento. O Pinheiros fez parte de toda a minha base profissional e pessoal”, reforça.
A primeira passagem se encerrou em 2006, mas o laço nunca se rompeu. Neste retorno, entre as principais apostas, está o fortalecimento das categorias de base — uma filosofia que sempre marcou o DNA pinheirense.
“Um dos objetivos do meu retorno é aproveitar a base. Temos jogadoras do Sub-21 e até do Sub-19 com enorme potencial, algumas passando por seleções de base. Contratamos sete atletas adultas e o restante do grupo será composto por jovens talentos. É um investimento no futuro do Clube”, explica.
O time também ganhou um reforço de peso fora do planejamento inicial: a contratação da campeã olímpica Jaqueline Carvalho, que chega para acrescentar experiência e liderança ao projeto.
“A gente montou uma equipe praticamente do zero. É natural que exista um processo de entrosamento, mas o potencial é grande. O foco é evoluir diariamente e construir identidade. As meninas têm talento e vontade. Isso é o mais importante”, afirma Vercesi.
Hoje, Angelo Vercesi acumula experiências robustas. Paralelamente à sua primeira passagem pelo Pinheiros, foi técnico e preparador físico da Seleção Brasileira Universitária até 2004. Depois, atuou pela Seleção Brasileira Feminina de 2005 a 2008, como assistente e preparador físico, antes de partir para uma carreira internacional de sucesso.
Foram 14 anos na Europa e na Ásia, com passagens por Itália, Croácia, Azerbaijão e Turquia. Entre os títulos, destacam-se o tricampeonato italiano pelo Pesaro, conquistas de Grand Prix com a Seleção Brasileira e classificações históricas com Croácia e Belarus. Retornou ao Brasil em 2020/22 para dirigir o Vôlei Futuro e, mais recentemente, comandou o Brasília Vôlei.
Além de Vercesi, o Pinheiros estruturou uma comissão técnica alinhada ao projeto de reconstrução e reforçada por nomes de grande identificação com o Clube. Junior Rodart e Sílvio Forti — multicampeões na base — serão o braço direito no dia a dia. Helena Almeida (preparadora física) e Daniela Berto (auxiliar técnica) também chegam para fortalecer o trabalho, sendo Daniela a primeira mulher a ocupar posição técnica à beira da quadra na história do Pinheiros.
Completam a equipe o analista de dados Bryan dos Santos Verzan, há dois anos no Clube, e o fisioterapeuta Breno de Souza, que renovou contrato. “Sou muito grato ao Pinheiros. Aqui tenho estrutura, confiança e condições de fazer o meu melhor. Estar neste projeto é um privilégio”, disse Breno.
O clima interno é de alegria e trabalho intenso pela missão que conduzirá o Clube para um futuro promissor. “Estou muito feliz por estar de volta. Caminhar pelo Clube e reencontrar pessoas que fizeram parte da minha história me emociona. Agora é escrever um novo capítulo — com responsabilidade, trabalho e confiança. O Pinheiros merece estar na elite, e vamos lutar por isso”, conclui Vercesi.

