Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Em noite inspirada de Dedé, Pinheiros faz cinco no São Paulo e é campeão Interclubes Sub-17

 

Foi o quinto título dessa geração vitoriosa  

 

A categoria sub-17 é a última seleção no futebol. Nesta última quinta-feira (27), na decisão do Campeonato Paulista Interclubes da categoria, os meninos do Esporte Clube Pinheiros deram um verdadeiro show para levantar a taça. Em jogo disputado no Campo A do Clube, derrotaram o São Paulo FC, por 5 a 0, com uma atuação espetacular do atacante André Santos, o Dedé, autor de quatro gols e uma assistência para Rafa Costa para encerrar participação na base como campeões.

O são-paulino Dedé foi implacável em campo. Logo aos sete minutos, fez 1 a 0. Três minutos depois deu uma assistência para Rafa Costa fazer 2 a 0. E, aos 32 minutos do primeiro tempo, de fora da aérea, com um golaço aumentou para 3 a 0.

Coincidentemente, enquanto no Pinheiros o time de associados do São Paulo não suportava o bom futebol pinheirense, o time profissional, no Maracanã, no Rio, levava uma goleada do Fluminense pelo Brasileirão. E o carasco tricolor do Azul e Preto é são-paulino de coração.

Com total domínio do jogo, aos 20 minutos, Dedé fazia o quarto gol para completar a goleada aos 31 minutos. “Já tinha feito algumas vezes 4 gols, mais bem mais novo e em final foi a primeira vez”, disse Dedé, que na próxima segunda-feira (1) segue para os Estados Unidos, onde faz high school.

Autor de oito gols no Campeonato Interclubes, Dedé garante que no aquecimento percebeu que era seu dia. “Quando fiz o primeiro gol de cabeça, percebi mesmo que a gente ia acabar com os caras”, confessou.

Inspirado pelo futebol de Neymar e Messi, desde muito pequeno, Dedé sempre foi decisivo nos cinco títulos que participou pelo Pinheiros, desde o sub-10, além de uma Copa Helsinki (Finlândia), Iber Cup (Portugal). “Sendo o último jogo pela seleção do Pinheiros, contra o São Paulo e eu fazendo quatro gols, significa muito. Foi a despedida perfeita”, completou o artilheiro da final.

Victor Hugo De Mattia (Vitão) foi quem teve a honra de ser o técnico da última etapa dessa geração como seleção de base. “A preparação da equipe começou no ano passado quando perdemos o sub-15 para esse mesmo São Paulo. Na verdade desde o sub-9 essa geração vem jogando finais contra o São Paulo. E nosso objetivo com os meninos é que sempre a equipe chegasse no último jogo do campeonato. E esse ano foi assim, mesmo com perdas por lesões, alguns saindo da equipe por intercâmbio, como o Dedé, que foi para os Estados Unidos, mas voltou para disputar a fase final. Nos últimos dias nossa tarefa foi trabalhar o mental do grupo, que todos jogassem o futebol que eles aprenderam no Clube, jogando leve e solto, mas com responsabilidade. Já no vestiário deu para notar que todos estavam focados e preparados para o jogo final. Mesmo no intervalo quando já estava 3 a 0, eles estavam mostrando que estavam querendo mais. E isso veio graças ao trabalho de todos os professores, desde a iniciação até agora comigo e o Cidão. É gratificante finalizar o trabalho vendo que foi bem realizado”.

⁠A partida final no campo principal do Pinheiros, começou com Hino Nacional e arquibancada lotada de associados do Clube e do adversário que, depois dos 3 a 0, não teve mais forças para torcer.

Os campeões no jogo final

 

Seleção Sub-17 doPinheiros na final: Luca Leite, Matheus Guerrero, João Gouveia, Luís Sansiviero, Theo Tuono, André Silva (Dedé), Luiz Fragoso, Pedro Kalil, Pedro ALmendro, Gustavo Meckien, Gustavo Andreoli, Eduardo Bove, André Mattos, Antônio Mello, Enrico Naufel, Pedro Fonseca, João Ferreira, Pedro Nogueira, Rafael Rossetti, Márcio Faria, Pedro Saguas, Jonah Reade, Rafael Costa, Guilherme Mereb, Aparecido Batista, Pedro Fernandes, Felipe Zelmanovits e Felipe Bernuth. Técnico – Victor Hugo De Mattia (Vitão). Assistente técnico – Aparecido Carlos Batista (Cidão)

 

Campanha do Campeão

ECP 2×3 CA Paulistano

ECP 1×0 Corinthians

Ipê 1×4 ECP

ECP 4×0 Lausane

São Paulo FC 1×3 ECP

ECP 5×0 Sírio

Ypiranga 1×1 ECP

ECP 2×2 A Hebraica

 

Semifinal

Ipê Clube 0x2 ECP

ECP 0x2 Ipê Clube

 

Final

ECP 5×0 São Paulo FC

 

Artilheiros do ecp no sub-17

André Santos (Dedé), 8 gols

Rafael Costa, 7 gols

Pedro Saguas, 5 gols

Gustavo Andreoli, 3 gols

Felipe Almeida, Eduardo Bove e Pedro  Fonseca, 2 gols cada

 

Fotos de Gabriella Garbim/ECP

 

Dedé, com quatro gols, foi decisivo na conquista do Pinheiros no Interclubes. Foto – Gabriella Garbim/ECP
Sair da versão mobile