Final da Libertadores pode movimentar a economia do Rio em aproximadamente R$ 25 milhões – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Flamengo pode ser o primeiro time brasileiro tetracampeão da Libertadores neste sábado (29/11), em Lima, no Peru. No Rio, além da animação e da convicção de que o Rubro-Negro vai levantar a taça, a torcida também ajuda a impactar a economia da cidade. Segundo a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur, a final contra o Palmeiras pode movimentar a economia do Rio em R$ 24,8 milhões.

– Que o futebol é uma paixão, disso não temos dúvidas. Mas o esporte também movimenta a economia, gera oportunidades e aquece o turismo e o comércio ao reunir tantas pessoas nos estádios, em bares e festas. Eu, como rubro-negro, fico duplamente feliz com a expectativa em relação ao jogo, do ponto de vista econômico e esportivo – avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.

Os cálculos levam em consideração o impacto econômico dos gastos dos torcedores cariocas, com a expectativa de reunir 152,5 mil pessoas no dia do jogo – seja em bares, restaurantes, festas e eventos pela cidade. Flamenguistas de fora do Rio que estarão aqui para curtir o clima de festa e acompanhar a final também entram nessa conta. As hipóteses desse levantamento, como a quantidade estimada de torcedores e os gastos médios, são baseadas no estudo “Economia do Futebol Carioca”, elaborado pela SMDE e disponível no Observatório Econômico do Rio.

– A cidade responde de forma muito positiva a momentos como a final da Libertadores. O aumento de público em bares, restaurantes e eventos gera impacto direto para a economia e para todo o setor de serviços. O trabalho conjunto da Prefeitura e da Riotur é justamente criar um ambiente favorável para que essa movimentação se traduza em resultado para quem empreende e para quem vive o Rio – analisou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Para Thiago Santos, carioca de 34 anos e morador de Osasco, em São Paulo, o Flamengo é parte da sua história.

– O Flamengo significa uma das minhas primeiras paixões na vida, significa a minha identidade. Vim pelo fato de ser uma final em que o time chega num bom momento e pelo significado de assistir à final com meu tio, que me levou ao Maracanã pela primeira vez. E na Penha, bairro do subúrbio carioca onde eu passava a maior parte do meu tempo.

Neste sábado, o Maracanã receberá a FlaFest e uma multidão de torcedores que vão acompanhar os jogos por 14 telões. No bairro do Estácio, próximo ao estádio, a Urubuzada também realiza sua festa e espera reunir cerca de mil pessoas.

O presidente da torcida organizada, Igor Simeão, lembra que sempre ocorrem eventos do gênero na sede ou na Base do Samba (Rua Joaquim Palhares, 497), mas destaca que esse será especial. Ele reforça como o jogo pode gerar oportunidades.

– Nossa expectativa é reunir mil pessoas, e os ingressos estão esgotados. Para isso, teremos mais 40 pessoas trabalhando no evento de forma direta, como garçons, barmen, caixas, seguranças e músicos. Já de forma indireta, haverá profissionais trabalhando na montagem do telão, estrutura de som, aluguel de gelo, entre outros.

Categoria:

  • 28 de novembro de 2025
  • Marcações: economia do Rio final Flamengo x Palmeiras impacto econômico Libertadores Prefeitura do Rio