Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conquistaram 13 medalhas, sendo cinco de ouro e oito de prata, nas Paralimpíadas Escolares 2025, que aconteceu em São Paulo. As modalidades que os estudantes subiram ao pódio foram atletismo, futebol de cegos e natação. O maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar encerrou nesta sexta-feira (28).
“Quero parabenizar, com muito orgulho, todos os nossos alunos que participaram das Paralimpíadas Escolares. Vocês representaram nossa rede com garra, determinação e um brilho que inspira a todos nós. Cada conquista, cada esforço, cada superação demonstra que o esporte é, sobretudo, um espaço de inclusão, coragem e talento. Continuem acreditando no potencial de vocês, nós acreditamos, apoiamos e celebramos cada vitória, dentro e fora das competições. Parabéns também aos professores e profissionais envolvidos na competição. Vocês nos enchem de alegria e motivação para seguir fortalecendo o esporte e a educação em nossa cidade”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.
O diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), Theodan Stephenson, também comemorou os resultados. No atletismo, foram quatro ouros e sete pratas, além do título do futebol de cegos e também um segundo lugar na natação.
“A Paraíba teve a maior delegação da história com 154 componentes, sendo 104 atletas. A Prefeitura de João Pessoa teve 12 atletas, o que representa mais de 10% dos alunos de toda a Paraíba. Um destaque foi o goleiro do futebol de cegos, onde o goleiro da equipe campeã brasileira é da Rede Municipal de Ensino e foi eleito o menos vazado. Outro destaque também aconteceu com o atletismo, ganhando várias medalhas. Cada vez mais vamos alavancar o paradesporto na nossa Capital”, afirmou.
A competição – Os 2.056 atletas que participaram das Paralimpíadas Escolares 2025 foram oriundos das 27 unidades federativas do País e têm idades entre 10 e 18 anos.
Quadro de medalhas da Prefeitura de João Pessoa:
Atletismo
Ouro
Maria Heloise – Arremesso de peso (recorde escolar)
Maria Heloise – Lançamento de dardo (recorde escolar)
Maria Heloise – Lançamento de disco
Luiza Gabriela – Lançamento de pelota
Prata
Yasmin Alves – Lançamento de disco
Yasmim Cunha – Arremesso de peso
Yasmim Cunha – Lançamento de dardo
Anne Luize – 100m
Anne Luize – Salto em distância
Luiza Gabriela – 60m
Anne Luize – 400m
Futebol de cegos
Ouro
Italo Micael (goleiro)
Natação
Prata
Sofia Cardoso – 100m costas

