28 de novembro de 2025
17:10
Por: Rose Campos
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul), em parceria com o Sebrae Aqui – Mulher, deu início, na noite nesta terça-feira (25), ao curso Potência Negra, que é voltado ao empreendedorismo feminino e especialmente direcionado para mulheres negras. O curso é híbrido, com três encontros presenciais, até o dia 9 de dezembro, e também com parte da formação com capacitação online. A aula inaugural, realizada na sede da Semul, teve como convidada especial a chef de cozinha Claudia Fausto, que é considerada um expoente dentro do universo do empreendedorismo de mulheres negras. Atuando há mais de 30 anos com gastronomia e produtos de confeitaria, é chef formada e proprietária de uma empresa especializada em eventos corporativos de alta classe.
“Eu sempre digo que trabalhar com excelência gera recorrência. Não é fácil empreender. Eu já passei por muita coisa. Comecei vendendo brigadeiros na rua, batendo de porta em porta. Levei muitos nãos, o que não é fácil, é sempre dolorido. Mas não desisti. Quando foi necessário, voltei para a rua, oferecendo brigadeiro a R$1. O preço era barato, mas não deixei de oferecer um produto de qualidade, e foi assim que fui reconquistando clientela. Ter persistência e, sobretudo, fazer com amor e muita dedicação, procurando sempre aprender mais e se aprimorar no que faz, é o caminho para se destacar nos negócios”, afirma a chef, que é paranaense, mas morou durante um bom tempo em Sorocaba, onde também empreendeu.
A aula inaugural reuniu várias mulheres que já empreendem em algum segmento ou que estão buscando um novo direcionamento profissional, com o propósito de conquistar independência financeira, ampliar a renda familiar e encontrar seu próprio espaço no mundo do trabalho.
“Nós, da Secretaria da Mulher, ao lado do nosso grande parceiro, Sebrae Aqui, estamos disponíveis para receber essas mulheres e ajudar a desenvolver um potencia que elas já têm, falta apenas um impulso para elas desabrocharem, pois eu tenho certeza de que, com o incentivo certo, o céu será o limite”, disse a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

