A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), em sua sede, representantes das forças de segurança do Estado e secretarias municipais para planejar as estratégias que vão garantir a tranquilidade nas festas de fim de ano – Natal, Celebra João Pessoa com o Frei Gilson e Réveillon.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, explica que, neste período em que a cidade terá grandes eventos massivos, é uma prática da Funjope fazer reuniões com as secretarias de governo municipal e do Estado, junto com os órgãos de segurança pública, para que seja possível fazer um planejamento estratégico, sobretudo, em relação à questão da segurança.
“Esse planejamento envolve o plano de mobilidade urbana, uma ação grandiosa que a Semob faz; a Seinfra que dá todo suporte técnico no processo de iluminação; a Emlur que garante o sistema de limpeza antes, durante e após o evento; também temos as secretarias de Saúde, com o Samu; a Comunicação, enfim, um conjunto de órgãos municipais que dão suporte para nossas ações a partir das orientações do prefeito Cícero Lucena”, observa.
Marcus Alves ressalta que essa rotina de planejamento é feita diante de grandes eventos, como será o Celebra João Pessoa, com Frei Gilson, o Réveillon e, na sequência, o Forró Verão. “Então, é dessa união de todas as instituições, de todos esses profissionais aos quais sempre agradecemos, que nasce o sucesso das nossas ações culturais massivas, que têm dado uma contribuição efetiva para o desenvolvimento turístico e econômico na cidade. O prefeito Cícero e eu entendemos que investimento em cultura é gerador de emprego, renda e desenvolvimento, e essas instituições também têm essa compreensão e nos ajudam muito a definir o modelo de festa”, acrescenta.
Participaram representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Limpeza Urbana (Emlur), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semam), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Saúde (SMS), além do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.
O tenente-coronel Eduardo Barbosa Alves de Sousa, comandante do 8° Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba, afirmou que o planejamento dessas ações pela Funjope é de fundamental importância para que o evento seja realizado com tranquilidade. “Durante o planejamento, a gente consegue prever o que pode acontecer durante o evento e, prevendo, conseguimos estar preparados para atender, se houver. Adotamos ações que evitam que esses eventos ocorram. A Funjope está de parabéns em se preocupar com o planejamento antecipado, reunindo os órgãos que irão atuar. A expectativa é que seja um evento tranquilo, mesmo com a grande quantidade de público”, afirmou.
O delegado Erilberto Maciel, responsável pela Zona Sul da Capital, disse que a Polícia Civil agradece sempre o convite da Funjope para participar desse planejamento. “Sabemos da importância do trabalho integrado das forças de segurança. A Polícia Civil tem um trabalho especial que é a parte de formalização de procedimentos e eventuais flagrantes. É importante que possamos estar juntos, unindo as forças do Estado e Município, para prestar o melhor serviço para a população. É uma missão muito nobre para a segurança pública. As pessoas vão estar se divertindo, sabendo que a Prefeitura e o Estado estarão prestando assistência com segurança. A presença da Polícia traz tranquilidade e afasta a presença das pessoas que pretendem cometer crimes”, comentou.
Ele lembrou que a Polícia Civil possui uma delegacia móvel nesse tipo de evento, caso alguém precise fazer o registro da perda de um documento ou cartão de crédito. A segurança também conta com as delegacias de plantão que dão atenção especial a esses eventos.

