Conemac celebra IFSP que envolve a comunidade do cálculo à poesia – IFSP

 Programação do Congresso e da Mostra segue até quinta-feira

IMG_0050.jpg

Centenas de estudantes de 39 campi estão reunidos no Campus Itapetininga para o IX Congresso de Extensão e Mostra de Cultura e Arte do IFSP, o Conemac, que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro.

O evento já é o maior da instituição realizado em 2025. Entre estudantes, servidores e comunidade externa, a expectativa é de que pelo menos 1.200 pessoas passem pelo Conemac durante esses três dias. Entre congresso e mostra, para participação, são 900 inscritos como ouvintes e mais de 300 trabalhos submetidos,  informa o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rafael Scarazzati.

Segundo Rafael, a expectativa é que o evento seja um espaço de convivência que fomente o compartilhamento dos projetos extensionistas desenvolvidos no IFSP. “Apesar de todas as restrições orçamentárias, conseguimos organizar um evento desse porte para propiciar a interação entre os estudantes”. Na abertura do evento, o público pôde assistir a diversas apresentações culturais e à Mesa-Redonda: “Inteligência Artificial e Educação: saber, poder e extensão em debate”.

Há nove anos, o Conemac tem sido espaço de socialização de experiências, música, dança, artes cênicas, artes visuais e muitas outras atividades que celebram a extensão, a cultura e a diversidade na instituição. O chefe de gabinete do IFSP, Ricardo Agostinho, que participa do evento representando o reitor, Silmário Batista, lembra que a Extensão traz esse olhar de que a escola não tem que estar restrita a seus muros. “É um caminho que podemos trilhar junto com a comunidade”.

E são centenas de projetos desenvolvidos com a comunidade que estão sendo apresentados durante o congresso. Projetos como o das estudantes de licenciatura em Pedagogia do Campus Registro, Giulia Cardoso e Rayssa Santos, que têm um clube de leitura junto a alunos da educação de jovens e adultos de uma escola municipal da cidade. Elas trazem para o Conemac a experiência de incentivar e melhorar a leitura desses estudantes com a proposta de livros que promovam a valorização cultural e estimulem práticas regionais do Vale do Ribeira.

No evento, pela primeira vez, Giulia e Rayssa contam que vieram para mostrar o trabalho que têm desenvolvido, mas também para fazer conexões, conhecer outros projetos e pensar no que eles podem agregar na região do Vale do Ribeira. “Como futuras pedagogas, é muito importante estarmos aqui”.

Anfitriã do Conemac, a diretora-geral do Campus Itapetininga, Carolina Mandarini, conta que está muito feliz em receber estudantes das mais diferentes regiões do estado para o evento. “É muito bom poder apresentar a cidade e o campus para quem vem de fora, bem como mostrar para Itapetininga que temos excelência também nas atividades culturais e de Extensão, além do ensino e da pesquisa”.

O estudante do curso Técnico Integrado em Manutenção de Aeronaves e Aviônicos, Samuel Rabelo, veio de São Carlos esperando conhecer muita gente de outros campus e ter uma dimensão ainda maior do quão grande é o instituto. “Quero conhecer os trabalhos e as perspectivas dos projetos de Extensão desenvolvidos no IFSP”, diz.

Ele vai apresentar o projeto de ensino de xadrez que desenvolve com alunos autistas e com outras neurodivergências de uma escola municipal de São Carlos. Samuel conta que usa o xadrez como ferramenta transformadora. “Em seis meses de projeto já é possível ver uma transformação nos participantes; eles estão mais focados e interagindo bem mais uns com os outros por meio do xadrez”.

Acompanhe aqui as fotos do evento.

Mostra de arte e cultura

O Conemac é composto por duas grandes frentes. O Congresso de Extensão é voltado à socialização de experiências e resultados de projetos desenvolvidos em diversas áreas. A Mostra de Arte e Cultura reúne apresentações de música, dança, teatro, artes visuais, literatura, audiovisual e outras manifestações artísticas.

Nesta edição, estão previstas 87 apresentações culturais. De acordo com Rafael, a mostra mantém viva a arte como dimensão indispensável para a formação integral do aluno. No primeiro dia do evento, os participantes puderam acompanhar um dueto de saxofone, acrobacia em tecido e lira e a apresentação da orquestra do Campus Itapetininga.

Para a pedagoga do Campus Cubatão, Elissa Fontes, que está no Conemac acompanhando 33 alunos do campus, a mostra fortalece o espaço da arte e da cultura no IFSP.

As atividades culturais são abertas ao público. Veja a programação completa do evento.

Acompanhe aqui as fotos do evento.