Alunos da rede municipal de ensino lançam livro com poesia de cordel e participam de noites de autógrafos – Agência de Notícias



4 de dezembro de 2025

18:21

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Sedu

Três turmas de alunos dos quintos anos, da E.M. “Dr. Getúlio Vargas” participaram de um projeto que culminou com o lançamento de um livro baseado na tradição da poesia de cordel e a realização de três noites de autógrafos, incluindo os coautores. O evento teve início nesta segunda-feira (1º) e prosseguiu nesta terça e quarta-feira (2 e 3).

O foco do trabalho foi o estudo e a imersão no gênero textual Literatura de Cordel, articulando o conhecimento da língua portuguesa com a expressão artística, ao utilizar a criação de xilogravuras, tomando como referência a obra do mestre J. Borges. O projeto envolveu o planejamento e a orientação dos professores Camila Doray, Helara Rosa e Paulo Pistili. E o objetivo final foi a publicação de uma trinca de livros (das turmas 5º A, 5º B e 5º C), compilação a produção textual dos alunos. A ideia era transformar o trabalho, uma vivência cultural, em um produto concreto e duradouro, na memória de todos os participantes.

A importância do cordel e da cultura nordestina transcende o aspecto folclórico; ela oferece aos alunos uma ferramenta poderosa para entender a identidade brasileira através da poesia, do ritmo e da história. Ao se engajarem na criação desses livretos, as crianças não apenas desenvolveram habilidades linguísticas complexas, como a métrica e a rima, mas também estabeleceram uma conexão profunda e significativa com a memória da nossa cultura”, descreveu o professor Paulo Pistili.

Entendemos o cordel com uma fala singular. Quando falamos de Literatura, pensamos em livros e, quando falamos de literatura de cordel, pensamos em folhetos. Se o livro nós lemos, os cordéis nós falamos (ou declamamos). É uma união perfeita de escrita, com metrificação, vida e sensibilidade. E nosso projeto une justamente isso: o escrever consciente e sensível. Apresentar essa literatura, ler para eles, com eles, criar com eles e vê-los criar foi maravilhoso!”, completou a professora Helara Rosa.

A relevância dos trabalhos também foi destacada pela outra professora orientadora, Camila Doray. “O processo de desenvolvimento do projeto envolveu um reconhecimento da nossa cultura a partir da experimentação da obra de diferentes artistas, e nos inspiramos, principalmente, com as obras de J. Borges. Esta é segunda edição do projeto e é muito importante perceber o interesse e a curiosidade das crianças sobre o tema, desenvolvendo, principalmente, habilidades de autoria.”

Os estudantes, por sua vez, também falaram sobre seu envolvimento com a atividade e sua expectativa. “Quando descobri que iria participar do projeto do cordel me senti muito feliz e contente, por poder compartilhar meu cordel. Foi muito legal fazer esse trabalho e me diverti. Deixei a minha imaginação fluir cada vez mais”, contou Julia Faustino, do 5º ano B.

Seu colega, Tiago Rodrigues Domingos, também expôs sua opinião. “Foi muito legal! Eu achei a experiência muito bacana e, com certeza, faria de novo. Com o cordel eu aprendi que devemos nos dedicar e isso me inspirou. O projeto me ajudou a me expressar livremente, fazer histórias e viver várias emoções”, concluiu.