Bonito participa de audiência na ALEMS sobre política estadual de sensores de glicose – Prefeitura Municipal de Bonito
A Prefeitura de Bonito, representada pela secretária de Saúde, Ana Carolina Colla, participou nesta quarta-feira (03) da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande. A reunião, proposta pelo deputado Paulo Corrêa, discutiu a criação de uma política estadual para disponibilizar gratuitamente sensores de glicose a pacientes que dependem desse tipo de monitoramento.
Membro da diretoria regional do COSEMS-MS, Ana Carolina Colla solicitou com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) o levantamento de dados sobre o número de pacientes que necessitam do sensor em todos os municípios do Estado, informação considerada essencial para o avanço da proposta. Durante sua fala, ela destacou que o COSEMS pode contribuir em parceria oferecendo dados consistentes e atualizados, permitindo que a política pública seja construída com base nas necessidades reais da população e no impacto epidemiológico da diabetes tipo 1 em Mato Grosso do Sul.
O sensor de glicose permite um monitoramento contínuo e mais preciso, substituindo as frequentes medições por picadas no dedo. A tecnologia melhora o controle da doença e traz mais conforto e segurança para crianças, jovens e adultos que convivem com diabetes tipo 1.
A audiência marcou mais um avanço no diálogo entre municípios, Estado e Assembleia Legislativa. Com o levantamento coordenado pelo COSEMS, o projeto poderá seguir para análise orçamentária, definição de critérios de distribuição e construção de um modelo que permita o acesso gratuito ao sensor em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
A Prefeitura de Bonito, comprometida com a saúde pública, seguirá contribuindo para que políticas de inovação e cuidado cheguem a toda a população sul-mato-grossense.
