Escolas da rede municipal de ensino participam de concurso de projetos de sustentabilidade com foco na preservação do meio ambiente
4 de dezembro de 2025
14:38
Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação
A finalização do projeto desenvolvido por escolas da rede municipal de Sorocaba, em parceria com a Veolia Brasil, representou um avanço significativo para a rede. As escolas, ao trabalharem junto à iniciativa da empresa, buscaram fortalecer práticas de sustentabilidade e incorporar ações que contribuam para a descarbonização do meio ambiente, dando passos concretos rumo a uma educação mais moderna, responsável e alinhada aos desafios ambientais da atualidade.
O tema do projeto neste ano foi “Guardiões do Planeta: aprendendo a descarbonizar com a Veolia”, e convidou todos os participantes a refletir e agir em favor de um mundo mais sustentável. O empenho das crianças envolvidas, que se destacaram na execução da proposta, demonstra que a ação está no caminho certo.
“Agradeço também o empenho das equipes escolares e de todos os profissionais envolvidos, que receberam o projeto com entusiasmo e trabalharam para que ele gerasse resultados reais no cotidiano das unidades. Essa parceria nos mostra que, quando unimos educação, inovação e compromisso ambiental, criamos oportunidades valiosas para nossos alunos e para o futuro da cidade”, afirmou o secretário da Educação, Fernando Marques.
“É preciso ressaltar o papel dos professores, que orientaram seus alunos com tanta dedicação e, especialmente, os estudantes que se destacaram com trabalhos sensíveis, criativos e muito bem desenvolvidos. Cada produção revela que nossas crianças já compreendem a importância de cuidar do planeta e de fazer escolhas mais responsáveis para o futuro. Que esta experiência permaneça viva nas práticas de cada um e que continuemos, juntos, formando cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o meio ambiente”, acrescentou a gestora de Desenvolvimento Educacional, Flávia Arruda Costa.
Os três melhores trabalhos de cada escola participante foram premiados, bem como os professores orientadores de cada projeto. E, ao final, o trabalho da aluna Lara, da E.M. “Maria de Lourdes Martins Martinez”, do Jardim Santa Bárbara, foi escolhido como o trabalho vencedor, representando o município. A escolha se deu, segundo a bancada julgadora, pela criatividade e sensibilidade ao propor a criação do contêiner rosa, para recolher retalhos de tecidos. “Sua ideia simboliza a força transformadora que nasce dentro das nossas escolas e demonstra como os estudantes podem ser protagonistas de soluções que inspiram toda a comunidade”, disse a diretora da escola, Fabiana Cristina Fernandes.
