Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Sol Maior desta sexta-feira apresenta conjunto ‘Cellos de Câmara’ da UFPB

A edição desta sexta-feira (5), do projeto Sol Maior, terá como atração a Orquestra de Violoncelos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cellos de Câmara. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece no Hotel Globo, Centro Histórico da cidade, a partir das 16h, e faz parte da programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa.

“É uma alegria grande anunciar a apresentação da Orquestra de Violoncelos da UFPB em nosso projeto Sol Maior, fazendo parte da programação de Natal da cidade de João Pessoa. Nós ficamos realmente cheios de contentamento porque temos aí um conjunto grande de músicos de alta capacidade performática e interpretativa, executando peças maravilhosas da música instrumental mundial nesse ambiente bonito que é o Hotel Globo, com um pôr do sol espetáculo da natureza. O morador de João Pessoa ou o turista que nos visita vai ter, seguramente, um belíssimo espetáculo nesta sexta-feira”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O professor de violoncelo Felipe Avellar de Aquino observa que o projeto Sol Maior é um marco importante na perspectiva de revitalização e preservação do Centro Histórico de João Pessoa. “Se aproveitando da belíssima arquitetura do Hotel Globo, combinado com a beleza natural da vivência do pôr do sol daquele mirante, que se associa à tradição quase que de um ritual do crepúsculo na grande João Pessoa. Neste sentido, a Funjope está de parabéns pela promoção deste evento, que fortalece nossas tradições, fortalece o Centro Histórico, nossa cultura e o turismo em nossa cidade”.

Para ele, participar desta iniciativa é motivo de muita alegria para cada um dos 11 integrantes do conjunto. Ele ressalta que é uma honra receber o convite para compor a programação.

“Preparamos um programa muito especial que, certamente, o público vai apreciar. Para este concerto, incluiremos obras de J.S. Bach, do compositor estoniano Arvo Part, Pachelbel, do paraibano José Siqueira, como também de Astor Piazzolla”, comenta.

Concerto – O concerto será aberto com a famosa Ária de J.S. Bach. Em seguida, conforme explica Felipe Avellar de Aquino, será apresentada a obra Fratres, do compositor estoniano Arvo Part, que faz referência à música da Igreja Ortodoxa e cujo caráter espiritual coaduna-se com o ambiente que o conjunto pretende criar.

“Além disso, a escolha de uma obra de compositor de país tão distante celebra a assinatura de um acordo de cooperação acadêmica entre a UFPB e a Academia de Música e Teatro da Estônia, na cidade de Tallinn, realizado em setembro último”, pontua. A terceira obra do programa é o Canon de Johann Pachelbel, também muito conhecida.

Em seguida, o conjunto Cellos de Câmara presta uma homenagem ao compositor paraibano José Siqueira, interpretando um arranjo de seu Andante do Concerto para Violoncelo, que é parte de uma das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. “Esta obra é uma verdadeira pérola que se encontrava esquecida no repertório brasileiro e que estamos trabalhando para sua difusão”, frisa o professor. Em seguida, será tocada a famosa Ária das Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, e duas obras do compositor argentino Astor Piazzolla, intituladas Oblivion e Libertango.

“As expectativas são as melhores possíveis. Um prazer enorme poder tocar neste lugar tão especial como o Hotel Globo, dentro de um projeto que tanto contribui para nosso Centro Histórico. Assim, esperamos um bom público para apreciar este repertório que foi selecionado e preparado com tanto cuidado”, acrescenta.

Cellos de Câmara – O conjunto Cellos de Câmara é uma atividade de extensão coordenada pelo professor Felipe Avellar de Aquino que criou o projeto no ano 2000. É formado por alunos de violoncelo dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação da UFPB, que se apresentam ao lado de seus professores. 

Além de proporcionar a prática camerística, o conjunto visa difundir o violoncelo e realizar um trabalho de formação de plateia. O Cellos de Câmara oferece suporte a alguns dos projetos de pesquisa da área de violoncelo no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

A versatilidade do grupo tem permitido se apresentar em todo o campus da instituição, em concertos fora dela, principalmente em escolas das redes pública e privada da grande João Pessoa, assim como em igrejas e monumentos do Centro Histórico.

Sair da versão mobile