Leo Bezerra destaca parceria com o trade turístico no processo de geração de emprego e renda
O ano de 2025 do turismo em João Pessoa é para ser celebrado. Com todos os indicadores em amplo crescimento, como maior fluxo de turistas pela cidade; aumento do número de voos vindo de destinos novos; crescimento da média de ocupação hoteleira; além do maior investimento da Prefeitura nos processos de promoção do destino nas principais feiras nacionais e internacionais e capacitação de agentes de viagens e operadores de turismo.
Esse quadro foi apresentado pelos secretários de Turismo, Vitor Hugo e Daniel Rodrigues (executivo), durante a última reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que ocorreu no Centro Cultural São Francisco, nesta quinta-feira (4), e contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra. O encontro reuniu o trade turístico e, já pensando nas ações para 2026, foram apresentados os projetos ‘Viva Centro a Pé’ e ‘Atualiza João Pessoa’. Em clima de confraternização, foi servido um coffee break ao som do Grupo Curta Ópera e Rubacão Big Band Jazz.
O vice-prefeito Leo Bezerra enfatizou que o turismo sempre será uma prioridade da gestão municipal e disse que conta com a participação ativa do trade turístico nesse sentido, tendo desenvolvido parcerias exitosas e que refletem diretamente na economia da Capital paraibana, com a geração de mais empregos e renda. “O trade turístico é essencial nesse processo e estamos de portas abertas para dialogar melhoria nos projetos que desenvolvam João Pessoa ainda mais. Podem contar com a prefeitura”, afirmou.
De acordo com Daniel Rodrigues, o momento é de comemorar os resultados conquistados ao longo dos últimos anos e que coloca João Pessoa com destaque em todas as prateleiras das maiores operadoras de turismo do Brasil e da América Latina. Durante a reunião, o secretário executivo fez questão de reforçar que os dados refletem a prioridade dada pelo prefeito Cícero Lucena ao turismo, mas, sobretudo, ao estreitamento da relação do poder público com a iniciativa privada. “Todo o trade tem responsabilidade positiva por esse momento e é dessa relação que os resultados estão superando as nossas expectativas”, pontuou.
Capacitação – Fabiane Nagabe, coordenadora técnica do projeto ‘Tradição Conectada, Guias Qualificados’ e professora-doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos cursos de Turismo e de Hotelaria, afirmou que é preciso elevar o nível dos prestadores de serviços na área de turismo, em especial, os guias de turismo, garantindo que esses profissionais “estejam à altura da beleza e da riqueza que a cidade oferece, para que João Pessoa continue a ser um destino de referência nacional e internacional”, afirmou.
Na oportunidade, houve o lançamento do curso ‘Atualiza João Pessoa’, uma iniciativa que visa elevar a qualificação técnica dos guias de turismo, garantindo uma experiência de alta qualidade aos visitantes e consolidando a cidade como um destino competitivo, inovador e pautado pela sustentabilidade.
“O programa ‘Atualiza João Pessoa’ é, portanto, uma iniciativa fundamental para valorizar os profissionais locais, promover a atualização constante e assegurar que cada turista desfrute de uma experiência autêntica, informativa e memorável, alinhada com os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade”, explicou Fabiane Nagabe.
