Belmar Fidalgo será palco neste sábado da terceira edição do Amistoso Inclusivo – CGNotícias

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e com o apoio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), realiza, neste sábado (06), na Praça do Belmar Fidalgo, a terceira edição do Amistoso Inclusivo em alusão ao Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado dia três de dezembro.

O Amistoso Inclusivo, que integra o calendário municipal, é uma das principais iniciativas da gestão municipal para fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência na Capital. A ação ocorre a partir das 13 horas e pretende utilizar o esporte como instrumento para promover a participação social e a cidadania.

A edição deste ano contará com a participação de 62 atletas, sendo 20 amputados, além de 42 pessoas surdas, nas categorias feminino e masculino. “O evento demonstra que o esporte é uma ferramenta fundamental para conscientizar a população sobre a importância da inclusão e quebrar barreiras. A SAS, por meio da Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), trabalha pela valorização das habilidades individuais, independente da condição física”, pontuou a superintendente Priscilla Justi.

Governo e Google firmam acordo para fomentar transformação digital e otimizar produção em MS

AUTORIZAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 54/2025 – Prefeitura Municipal de Bonito

O Amistoso Inclusivo conta com o apoio da Funesp, que viabilizou o local e vai garantir a arbitragem, medalhas e os troféus para a realização das partidas. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público, envolvendo atletas, famílias, instituições e a comunidade.

Índices

O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de garantir a qualidade de vida para as pessoas com deficiência em todo o mundo. Segundo relatório da Organização, pelo menos 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.Dados do IBGE, no Censo 2022 o percentual de pessoas que declararam ter alguma deficiência em Campo Grande foi de 6,8%.

A pesquisa considerou como pessoas com deficiência apenas aquelas com dois anos ou mais de idade, a partir de quesitos que investigavam a existência de dificuldades nas funções visual, auditiva, motora (em membros superiores e/ou inferiores) e/ou mental. Para a classificação, era necessário que a resposta a pelo menos um desses quesitos fosse “tem muita dificuldade” ou “não consegue de modo algum” realizar as atividades.

Prefeitura anuncia autorização para licitação de recapeamento em sete regiões urbanas de Campo Grande – CGNotícias

Governo de MS reforça pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

#ParaTodosVerem As imagens mostram os atletas participantes em edição anterior.