Pinheiros comemora 30 anos de futebol feminino e premia as destaques de 2025
A jogadora Tamires, do Corinthians e Seleção, foi a convidada de honra
Uma noite histórica para o futebol feminino do Esporte Clube Pinheiros. Comemorando 30 anos de existência, a modalidade reuniu o útil ao agradável. Fazer a premiação dos melhores da temporada 2025 e também comemorar os primeiros passos do futebol no Clube, inclusive trazendo como convidada especial, a lateral Tamires Cássia Dias de Britto, do Corinthians e Seleção Brasileira.
Foi a terceira edição da premiação às atletas destaques de temporada no Clube, do sub-7 a categoria adulta 17+. Nos 30 anos de futebol feminino no Clube, mais de 850 jogadoras estiveram praticando o esporte número um do País e razão da fundação do Clube, em 1889.
A atleta Fernanda Themudo, uma das pioneiras da primeira equipe do Pinheiros, foi homenageada com o troféu em seu nome, pelos 28 anos dedicados ao futebol feminino, como jogadora e como dirigente.
Também foram entregues troféus para a atleta Ponta Firme, Superação, Destaque, Fair Play e Troféu Craque da Galera
Pioneiras desde 1995
Tatiana Hungria Moreno, Carolina Moreno Costantini e Beatriz Florence. Estiveram ausentes: Melissa Alterthum (mora no Canadá) e Mariana Paschoal (mora em Portugal e começou em 95 mesmo não tendo idade na época).
Entraram no grupo na sequência dos dois anos seguintes: Renata Capobianco Barbosa, Fernanda Themudo, Michelle Smetana, Patrícia Junqueira, Denise Mello e Fabiana Mello.
Também estiveram no evento de terça-feira (9), a primeira diretora adjunta do futebol feminino, Fernanda Lichtenberger e os primeiros técnicos dos primeiros times: Márcio Castro e Carlos Alberto Dias Pereira (Carlão).
André Fiore, presidente do Esporte Clube Pinheiros, fez questão de estar presente no evento que marcou a comemoração dos 30 anos do futebol feminino no Clube e na premiação às melhores da temporada 2025.
“É um orgulho participar dessa homenagem e da premiação ao futebol feminino do Pinheiros e perceber que a cada ano o nosso futebol estará conseguindo ainda mais associadas em nossos campos”, disse Fiore.
Tatiana Moreno, diretora adjunta do futebol feminino, incansável pela causa da modalidade, uma líder em defesa da causa, acredita que muitas conquistas estão por vir. “Hoje o Clube apoia, dá uma infraestrutura para que jovens praticam o futebol. Hoje temos vestiário, uniforme para treino e jogo o que não tinha antes. Foram anos de conquistas nesses 30 anos”.
Carlos Alberto Dias Pereira, o Carlão, chegou no Clube em 1997, com o futebol feminino ainda na fase inicial. “O que consegui fazer foi estruturar mais os processos de treinamento, dividir o grupo em 2 níveis de performance e criar uma metodologia de competição e dedicação delas”, lembra Carlão.
MELHORES De 2025
Prêmio Ponta Firme (consistência e frequência nos treinos)
Pré-mirim – Alice Sakdanha Shousha
Mirim – Manuela Themudo Wissenbach
Infantil – Luisa Moreira Castro
Adulto – Joana Garcia Castro
Prêmio Fair Play (posicionamento de respeito no jogo)
Mirim – Isabel Ferreira Sica
Infantil – Lorena Martinez Manglano
Adulto – Maria Luisa Avelar Alchorne Trivelin
Prêmio Superação (exemplo de superação resiliência…)
Mirim – Alice Tavares Campos Maia
Infantil – Mariah Ferrao Sant´Anna Yanez Rochel
Adulto – Manuella Alvares Laia Franco
Prêmio Revelação (surpreenderam e cresceram no ano)
Pré-mirim – Julia Siegmann Turkieniez
Mirim – Lola Gottschalk Ribeiro Ficarelli
Infantil – Luiz Lima Sá
Troféu Fernanda Themudo – seleções
Seleção sub-10 – Ana Luiza França Fabiani
Seleção sub-12 – Maithe Dakessian Pesce
Seleção sub-16 – Marina Frechiani Leite Ezabella
Prêmio Destaque do Ano
Pré-mirim – Maria Sica Longhi
Mirim – Samara Gusman
Infantil – Valentina Moraes Ribeiro Loviat
Adulto – Julia Tanque Troncoso Peres
