Escolas da rede municipal concluem com apresentações especiais o semestre de aulas da parceria com o “Projeto Guri nas Escolas”

Fotos: Rose Campos/Secom e Divulgação/Sedu

A Secretaria da Educação, por meio da sua Gestão de Planejamento e Execução, realizou, ao longo do segundo semestre, o Projeto “Guri nas Escolas”, em parceria com o governo do estado de São Paulo e com patrocínio da Toyota, por meio de lei Rouanet de incentivo à Cultura. O projeto atendeu alunos de sete unidades escolares da rede municipal de ensino de Sorocaba: E.M. “Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel”, E.M. “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, E.M. “Jaci Dourado Matielli”, E.M. “Prof.ª Maria Ignez Figueiredo Deluno”, E.M. “Quinzinho de Barros”, E.M. “Ronaldo Campos de Arruda” e E.M. “Prof.ª Renice Seraphim”.

O programa Guri nas Escolas oferece atividades de iniciação musical inseridas na grade curricular. As ações podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento, de acordo com as particularidades e a estrutura de cada escola. Também é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contribui para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica, especialmente no que se refere ao estímulo ao pensamento crítico, à valorização da diversidade cultural, e ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, responsabilidade e empatia. A área de Arte, da qual a Música faz parte, é compreendida na BNCC como fundamental para a formação integral dos estudantes, promovendo a sensibilidade, a criatividade, a expressão e a compreensão do mundo.

Além disso, por serem atividades coletivas e colaborativas, o programa contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e harmonioso, incentivando o respeito às diferenças, a resolução de conflitos e o fortalecimento do trabalho em equipe. As aulas foram ministradas por profissionais com experiência em prática musical e têm como objetivo promover a iniciação musical dos alunos envolvidos no projeto. O programa desenvolve, ainda, habilidades como afinação musical, percepção auditiva, senso rítmico e melódico, consciência corporal, expressão artística. O repertório é variado, promovendo o contato com diferentes culturas, estilos e línguas, ampliando o universo cultural dos participantes e contribuindo para uma educação integral, plural e conectada com as diretrizes nacionais. A finalização do projeto se deu com as apresentações dos alunos nas escolas, abertas à participação de pais e responsáveis dos alunos.

Para a Secretaria da Educação de Sorocaba, é uma satisfação imensa ver o Projeto Guri integrando o cotidiano das nossas escolas. A música tem a capacidade única de ampliar repertórios, despertar sensibilidade e fortalecer habilidades fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa parceria, que une a experiência do Guri à dedicação das equipes escolares e ao apoio da Toyota do Brasil, reafirma nossa convicção de que a educação precisa dialogar com a arte, a cultura e as múltiplas formas de expressão. O trabalho já realizado nas unidades demonstra resultados concretos: alunos mais engajados, confiantes e motivados a explorar seus talentos. Seguiremos empenhados em garantir que iniciativas como esta continuem avançando, porque acreditamos que investir em arte é investir em cidadania, inclusão e em novas oportunidades para nossas crianças e jovens. O Guri soma, transforma e fortalece o compromisso que temos com uma educação pública de qualidade para todos”, diz o secretário da Educação, Fernando Marques.

O Projeto Guri nas Escolas é totalmente gratuito e voltado à educação musical, desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, e completou, em 2025, 30 anos em atividade. A sua aplicação dentro das escolas públicas é uma novidade e tem o objetivo de democratizar, cada vez mais, o acesso ao aprendizado da música, em escolas da rede municipal de Sorocaba. O ensino de música nas e escolas, além de se alinhar à BNCC, desenvolve competências essenciais, como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, impactando positivamente o desempenho acadêmico dos alunos em disciplinas como matemática e ciências.

O Guri celebra 30 anos, e a presença do programa nas escolas municipais tem sido muito gratificante. Desde o início das atividades, em agosto deste ano, já observamos resultados significativos, ampliando o acesso de crianças, jovens e adolescentes à música, à arte e à cultura. Esperamos que esse alcance continue se expandindo, promovendo oportunidades, tocando histórias e inspirando vidas”, afirma a gerente regional do programa, Ana Laura Corazza.

A diretora da E.M. “Quinzinho de Barros”, Iara Paques Guedes, onde houve a apresentação de um coral aberto aos pais e responsáveis, também elogiou a aplicação do projeto. “Como diretora, gostaria de manifestar meu reconhecimento e agradecimento ao Projeto Guri, iniciativa que tem contribuído de forma significativa para a formação cultural, social e educacional de nossos alunos. O Projeto Guri representa uma oportunidade única de desenvolvimento, oferecendo às nossas crianças o acesso gratuito à educação musical de qualidade, promovendo disciplina, sensibilidade artística, responsabilidade e convivência cidadã. Em nossa escola, os impactos positivos dessa parceria são visíveis no desempenho dos estudantes, no fortalecimento da autoestima e no estímulo à participação ativa na vida escolar e comunitária. O trabalho dedicado dos educadores do projeto, o empenho dos alunos e o apoio das famílias são fatores essenciais para o sucesso dessa iniciativa. E nosso compromisso é apoiar e valorizar ações como essa, que transformam vidas por meio da educação e da cultura”.

Acompanhando o desenvolvimento das aulas do projeto e acreditando na potência da Arte, acredito que deve ter lugar de destaque no desenvolvimento das atividades curriculares, como um espaço estruturante na e para a formação humana. Observei que ao ouvir, cantar, experimentar sons e ritmos, as crianças ampliaram seus repertórios, como também desenvolveram a coordenação, atenção, memória, criatividade e, de modo singular, construíram vínculos consigo e com o outro, favorecendo o desenvolvimento integral: cognitivo, emocional, social e cultural. Sigo acreditando, que a Arte transforma e nutre-nos com o sensível, com aquilo que não vemos, mas que sustenta quem somos, abrindo possibilidades para que possamos florescer”, disse a orientadora pedagógica da escola, Priscila Borges Ribeiro Oliveira.

Diretores e educadores de outras escolas que receberam o Guri também se manifestaram positivamente sobre a iniciativa. “O Projeto Guri tem um papel essencial na formação dos nossos estudantes. A música e a arte ampliam a sensibilidade, fortalecem a criatividade e ajudam a construir sujeitos mais autônomos. A participação dos alunos do 5º ano mostra como a escola, em parceria com o Guri, abre caminhos para novas experiências e para o desenvolvimento integral de cada criança”, afirmou Diego Benegas, diretor da E.M. “Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel”.

As aulas do projeto, desenvolvidas na E.M. ‘Ronaldo Campos de Arruda’, tem se consolidado como uma importante ação educativa e cultural voltada à formação musical dos nossos alunos, por meio de aulas dinâmicas, com instrumentos variados e práticas coletivas! O projeto proporcionou às crianças a oportunidade de descobrir talentos, aprimorar habilidades artísticas e fortalecer a convivência social. A parceria com o Projeto Guri enriquece o ambiente escolar, oferecendo novas possibilidades de expressão e fortalecendo o compromisso da escola com uma educação integral, que valoriza a arte como ferramenta de transformação e inclusão”, avalia a vice-diretora da escola, Nanci de Quevedo Álvares.

Consideramos aplicar aqui essa iniciativa, de enorme importância educacional e social. Ao oferecer às crianças a oportunidade de vivenciar a musicalização, o projeto favorece o desenvolvimento de competências essenciais e a musicalização também contribui para habilidades socioemocionais fundamentais, como cooperação, autocontrole, convivência harmoniosa e respeito ao tempo do outro. São aprendizagens que reverberam diretamente no desempenho escolar, fortalecendo a autonomia, a comunicação e a construção de conhecimentos em diferentes áreas. A apresentação realizada durante a formatura de nossa escola foi um dos momentos mais emocionantes do ano. As crianças demonstraram encantamento, segurança e alegria ao tocar, cantar e participar da apresentação, o que também encantou as famílias, que elogiaram profundamente o trabalho desenvolvido”, conta a diretora da E.M. “Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno”, Yara Marina Alexandre Libâneo.

Receber o Guri em nossas escolas municipais representa um avanço muito significativo para a educação de Sorocaba. A música tem um papel transformador na formação das crianças e dos jovens e poder integrar esse aprendizado ao cotidiano escolar amplia horizontes, desperta talentos e fortalece competências que vão além da sala de aula. A parceria entre o Guri e a Toyota do Brasil reforça a importância de unir esforços em prol de uma educação mais completa e humanizada. Ver nossas unidades escolares acolhendo um programa com 30 anos de trajetória, reconhecido pela qualidade e pelo impacto social, é motivo de grande orgulho para nós, gestores da rede municipal. É inspirador acompanhar a evolução dos estudantes quando têm acesso à arte e à cultura de forma contínua”, avalia a gestora de Desenvolvimento Educacional, Flávia Arruda Costa.

É uma alegria para a Secretaria da Educação receber o Projeto Guri em nossa cidade. Essa parceria reafirma o nosso compromisso em democratizar o acesso à cultura e garantir que nossas crianças e adolescentes encontrem na escola um espaço de aprendizagem, sensibilidade e oportunidades”, conclui a coordenadora Administrativa, Andrea Picanço Souza Tichy.