Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Desempenho de Sorocaba avança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2025 – Agência de Notícias



15 de dezembro de 2025

15:42

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, em 2025, registrou avanços consistentes no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O indicador anual avalia a eficiência das políticas públicas das prefeituras paulistas em sete áreas essenciais: Saúde, Educação, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Tecnologia.

Desde 2022, a Administração Municipal vem estruturando ações específicas para elevar seu desempenho em cada um desses eixos. Em 2023, primeiro ano de aplicação do Sistema de Gestão Interna do IEG-M, Sorocaba apresentou evolução na sua nota geral, passando de C (baixo nível de adequação) para C+ (em fase de adequação), reflexo do trabalho de reorganização interna e monitoramento contínuo dos indicadores.

Agora, em 2025, os resultados alcançados consolidaram esse movimento de evolução. O maior destaque é a conquista da primeira nota A (nível “altamente efetivo”) na área de Tecnologia, representando a máxima atribuída pelo Tribunal de Contas. Para essa conquista, a Prefeitura promoveu a revisão integral do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação, implementando sistemas mais robustos, modernização de seus processos e serviços digitais, garantindo total conformidade com as exigências do TCE-SP. Como reconhecimento pela obtenção da nota A, o município recebeu ainda o Prêmio Efetividade Pública, da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, no dia 27 de novembro.

Outro avanço se deu nas duas áreas de maior impacto para a população, e que tradicionalmente são aquelas de maior complexidade do ponto de vista da gestão pública: Saúde e Educação. Ambas evoluíram de C+ (em fase de adequação) para B (efetiva), patamar inédito para o Município. Essa avaliação reflete a ampliação de ações estratégicas, o aprimoramento de protocolos, investimentos estruturais e maior integração entre políticas e indicadores.

Esse crescimento no IEG-M evidencia o diferencial do modelo de gestão adotado pela Administração Municipal de Sorocaba. O Sistema de Gestão Interna do IEG-M é um modelo desenvolvido para orientar e acompanhar o desempenho de todas as áreas avaliadas no índice, por meio de ferramentas tecnológicas exclusivas desenvolvida pela Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação de Sorocaba, indicado em 2025 ao Prêmio de Boas Práticas do TCE- SP.

O conjunto de resultados demonstra o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com a melhoria contínua dos serviços públicos, a responsabilidade na condução das políticas municipais e a consolidação de uma gestão cada vez mais planejada, transparente e orientada ao bem-estar da população.

Sair da versão mobile