Sorocaba é campeã nacional em Gestão Pública no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Agência de Notícias



16 de dezembro de 2025

12:14

Por: Secom

Sorocaba conquistou o título de campeã nacional na categoria Melhor Gestão no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, destacando-se entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, exceto as capitais. O anúncio ocorreu na segunda-feira (15), em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), em uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.

A cidade alcançou as melhores médias em todos os pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), consolidando-se como referência nacional em eficiência administrativa, planejamento estratégico e qualidade na gestão pública.

“Com este resultado, Sorocaba reafirma sua trajetória de excelência ao vencer a premiação também nos anos de 2021, 2022 e agora em 2025, demonstrando consistência, continuidade e alto desempenho na gestão pública ao longo dos anos”, destaca a secretária de Parcerias (Separ), Jéssica Pedrosa, que representou o prefeito em exercício Fernando Martins da Costa Neto, na cerimônia.

O IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano. Com seis pilares estruturais de avaliação (Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública), a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores, a partir de fontes públicas.

O índice de Sorocaba atingiu a pontuação de 71,67 e também obteve as notas 86,33 em Infraestrutura e Mobilidade Urbana; 74,46 em Educação e 81,49 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes também tem Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com o objetivo de reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal em todo o País, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Na etapa nacional, os municípios foram organizados em cinco categorias, de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e capitais.