SONORA – Santa Catarina cria novo modelo de resposta a emergências com produtos perigosos

Santa Catarina passa a contar com um modelo inédito de resposta a emergências com produtos perigosos. 

A iniciativa garante atendimento especializado em até três horas, em qualquer região do estado, com investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.

O modelo foi estruturado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo a contratação do serviço apenas quando houver necessidade. 

A resposta é organizada em quatro níveis de ocorrência, conforme a gravidade do vazamento, incluindo o descarte ambientalmente adequado dos resíduos.

Para assegurar agilidade, a empresa contratada deve manter bases regionais a até 200 quilômetros de Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages, garantindo o tempo máximo de resposta.

Além do atendimento emergencial, a Defesa Civil atua na prevenção, fiscalização, capacitação e investimento em equipamentos, como afirma o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt: 

SONORA

Em 2025, foram distribuídos materiais de contenção, e está em andamento um novo edital de R$ 5 milhões para reforçar a resposta a acidentes com produtos perigosos no estado.

O gerente de Produtos Perigosos da SPDC/SC, Tenente-coronel PM Davi dos Santos, detalha sobre o assunto:

SONORA