Foto: Airton Fernandes / SECOM
O governador Jorginho Mello participou nesta sexta-feira, 19, da formatura de 328 novos soldados do Curso de Formação de Praças (CFP) 2025, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.
Os policiais militares formados serão distribuídos por todas as cidades de Santa Catarina a partir de março do próximo ano. Enquanto isso, atuarão na Operação Estação Verão, com o objetivo de garantir a segurança da população, especialmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias.
Formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), a cerimônia marcou o início da carreira dos novos militares após um longo período de treinamento físico e teórico, voltado ao cumprimento de inúmeras missões no campo da Ordem Pública.
“Estamos fazendo o possível para dar as melhores condições para que os policiais prestem o melhor serviço para Santa Catarina. Temos a melhor polícia do Brasil, e se hoje alcançamos os melhores índices de segurança é por causa da qualidade destes profissionais. Quero que vocês continuem firmes e fortes, honrando a farda e trabalhando pelos catarinenses”, destacou o governador Jorginho Mello.
Foram aproximadamente sete meses de curso, com carga horária de 1.078 horas-aula, abrangendo disciplinas práticas e teóricas, além de atividades extraclasses, como o exercício de adestramento policial militar, a marcha da Serra da Garganta, escalas de serviço interno e externo em estágios e eventos. Dentro dessa rotina intensa, também houve atividades de integração, como as Olimpíadas da Esfap.
“Esses policiais já começam a atuar a partir de segunda-feira na Operação Estação Verão. Com todo investimento do governador Jorginho Mello, eles estão completamente equipados para atuar no maior evento de verão de Santa Catarina, que também é o maior desafio operacional da Polícia Militar. Nosso objetivo é garantir a segurança dos catarinenses e dos turistas que visitam o nosso estado”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes.
Homenagens
Durante a solenidade realizada na APMT, diversas homenagens foram prestadas. Entre elas, o aluno-soldado Cauã Rivero Ferrari, que alcançou a primeira colocação geral no CFP 2025, com média final de 9,83, foi agraciado com a medalha Feliciano Nunes Pires – categoria Bronze, concedida às praças da PMSC que se destacam nos Cursos de Formação de Praças realizados na corporação, além de um prêmio da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc).
Também foram homenageados os alunos-soldados Vinicius Barbosa da Silva, primeiro colocado nas disciplinas Policiais; Felipe Isidoro de Oliveira, primeiro colocado nas disciplinas de Direitos Humanos; e Gabriel Martins Ribeiro, primeiro colocado nas disciplinas Militares.
A formatura, que contou com a presença de familiares e amigos dos novos policiais, foi marcada por momentos de emoção durante o compromisso perante o Pavilhão Nacional, a continência à bandeira, o desfile e o tradicional último fora de forma.
A cerimônia também contou com a presença do subcomandante da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva; do chefe do Estado-Maior-Geral da corporação, coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva; do diretor da APMT, coronel Cleber Pires; do comandante da Esfap, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho; da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi; do secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Sinval Santos da Silveira, além de demais autoridades civis e militares.
Nome da turma e paraninfo do curso
Todas as turmas que concluem a formação escolhem um nome para identificá-las. Os formandos do Curso de Formação de Praças 2025 prestaram homenagem à memória do cabo Joel Domingos.
Nascido em 5 de janeiro de 1972, na cidade de Criciúma, o cabo Joel Domingos ingressou na PMSC em 1995. Faleceu em agosto de 2023, em serviço, após ser alvejado durante uma ocorrência de roubo em uma agência bancária, deixando um legado de coragem, bravura e absoluto compromisso com o dever.
Seu exemplo ultrapassou o tempo e a ausência. O filho, aluno-soldado Domingos, ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina motivado pela admiração construída ainda na infância, ao ver o pai e o tio servindo juntos, vestindo a farda com honra. Hoje, ele integra esta turma do CFP 2025, dando continuidade a uma história que não se encerrou, apenas se transformou.
Durante a solenidade, como forma de homenagear o policial, os formandos prestaram uma homenagem à família.
O evento também contou com uma homenagem ao cabo Antônio Cássio Nemésio da Silva, escolhido pelos formandos como paraninfo do Curso de Formação de Praças.
A escolha foi motivada, além da indicação dos alunos-soldados, por ser uma referência de profissionalismo, marcado por uma alegria singular, e por possuir uma trajetória irretocável e exemplar.

