O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliou a transformação digital dos serviços de trânsito em 2025.
O índice de digitalização das etapas dos serviços de habilitação, veículos e infrações saltou de 45%, em 2023, para 93% neste ano, permitindo que processos antes burocráticos se tornassem rápidos e acessíveis.
Essa mudança impactou diretamente a vida do cidadão, que passou a resolver demandas de forma mais simples, sem deslocamentos e com mais segurança devido às melhorias proporcionadas pela modernização. Isso resultou em um aumento de 28% para 50% do volume de serviços da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) realizados pelos canais digitais.
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Entre os destaques está a adoção de agendamento on-line, integração com a plataforma gov.br e migração completa dos principais procedimentos para o ambiente digital. Somente neste ano, 45 etapas de serviços foram digitalizadas, e mais dez serão concluídas até 31/12.
Mais digital, ágil e eficiente
Na área de veículos, a transferência digital de propriedade, que está presente em 100% dos municípios e disponível também para quem tem o documento físico, já soma mais de 150 mil processos concluídos, reduzindo etapas presenciais e garantindo maior rastreabilidade.
A expansão das ofertas dos serviços de trânsito para as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) também ampliou o acesso da população.
Ao todo, quase 500 leilões eletrônicos foram realizados, com 49,8 mil veículos leiloados. Esses leilões ampliaram a arrecadação de R$ 154 milhões em 2024 para mais de R$179 milhões em 2025. Além disso, mais de 5 mil pessoas jurídicas entre Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV), estampadoras de placas, pátios, entre outras, são credenciadas para prestar serviços.
Já em relação aos serviços de habilitação, foram feitos mais de 1,4 milhão de exames de aptidão física e mental. Com a ampliação da prova teórica eletrônica, foram mais de 475 mil exames de legislação. Os exames práticos chegaram a 779 mil.
Atualmente, mais de 3 mil empresas prestam serviços relacionados a habilitação, entre Centro de Formação de Condutores (CFC), motopistas e clínicas médicas e psicológicas.
Na área de infrações, a triagem e a automação digital diminuíram de 30 para apenas dois dias o tempo de tramitação de processos. Mais de 35 mil defesas e recursos foram recebidos por meio do site de Trânsito em 2025. O processo da autuação de trânsito foi modernizado em 650 municípios, por meio do sistema Autua, eliminando o uso do papel.
Ainda para este ano, estão previstas as digitalizações da baixa de impedimento administrativo de veículo, solicitação de segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), alterações de dados e características em veículos, entre outros.
Educação para o trânsito
Ao longo de 2025, também foram intensificadas as ações educativas voltadas à redução de acidentes e à promoção de comportamentos mais seguros nas vias. Foram 85 atividades, que envolveram mais de 30 mil pessoas em campanhas temáticas. As campanhas digitais ampliaram o alcance das mensagens de prevenção.
Nesta terça-feira (23/12) foi publicada a lei que cria o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), com status de autarquia vinculada à Seplag-MG, com objetivo de dar continuidade às ações voltadas para a modernização e contínua eficiência aos serviços de trânsito oferecidos pelo Governo de Minas.

