
O Rio de Janeiro dá mais um passo rumo ao fortalecimento de sua imagem como uma cidade global. Três órgãos da Prefeitura firmaram um convênio – Riotur, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR) – para impulsionar o turismo, atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico sustentável.
Uma das ações incluem a modernização dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) – que oferecem informações sobre os produtos e serviços turísticos do Rio, sob a coordenação da Riotur – e a criação de um novo espaço em área pública de grande circulação, com foco em oferecer uma experiência mais acolhedora e tecnológica a visitantes nacionais e estrangeiros.
Os três CATs ficam localizados no Aeroporto Internacional Galeão (Terminal 2, desembarque internacional, diariamente de 6 às 22 hs); Aeroporto Santos Dumont (desembarque, diariamente de 6 às 22hs); e na Rodoviária Novo Rio (desembarque, diariamente de 8 às 20 hs). Além deles, também tem o Centro Integrado de Atendimento ao Turista (CIAT), na Avenida Princesa Isabel 183 – Copacabana, com atendimento diariamente de 9h às 18hs.
A CCPAR, em parceria com a Riotur, fará ainda no primeiro semestre de 2026 a requalificação e modernização dos centros de atendimento, com melhorias estruturais, tecnológicas e de atendimento ao público.
A iniciativa, com duração inicial de 24 meses, marca uma nova fase de integração entre as frentes que movem a economia carioca — turismo, negócios, cultura e inovação. O objetivo é consolidar o Rio na rota dos principais destinos da América Latina, atraindo eventos, empreendimentos e oportunidades que gerem emprego e renda para os cariocas.
Sem envolver transferência de recursos financeiros, a parceria será executada por meio da cooperação técnica, do compartilhamento de informações estratégicas e da integração de equipes.
A união também prevê campanhas conjuntas de promoção da imagem do Rio no Brasil e no exterior, dentro da plataforma “No Clima do Rio”, que destaca os pilares que fazem da cidade um ícone mundial: estilo de vida, gastronomia, música, esporte, natureza, negócios, cultura e hospitalidade.
– O convênio une três órgãos da Prefeitura com expertises complementares, reforçando a visão de que o turismo é também um vetor de investimento, inovação e geração de oportunidades. O Rio tem vocação natural para receber o mundo, e essa integração amplia nossa capacidade de transformar potencial em resultado concreto -, afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
De acordo com o termo de cooperação, a SMDE será responsável por estudos e diagnósticos econômicos; a CCPAR atuará na modernização e qualificação dos equipamentos públicos; e a Riotur coordenará as ações de marketing e promoção do destino. O intercâmbio de dados e informações permitirá um planejamento mais assertivo e políticas públicas baseadas em evidências.
– O Município vem trabalhando para atrair cada vez mais turistas, com o fortalecimento do aeroporto internacional e a consolidação de um calendário de eventos na cidade. Essa parceria com a Riotur vai permitir receber ainda melhor nossos visitantes nacionais e internacionais, além de impulsionar a imagem da cidade e o soft power carioca fora do Rio -, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, também à frente da CCPAR.
Com essa aliança, o Rio reforça seu papel como vitrine internacional da criatividade brasileira, uma cidade que une vocação turística, dinamismo econômico e qualidade de vida.
Os dados mostram que o turismo no Rio está se fortalecendo cada vez mais. Somente nos últimos três anos, mais de 35 milhões de turistas visitaram a cidade, com um impacto econômico de R$ 73,4 bilhões, segundo cálculos da Prefeitura, por meio da SMDE e Riotur.
Todos os estudos econômicos frutos da parceria estarão disponíveis no Observatório Econômico do Rio e no site da Riotur, nos links observatorioeconomico.rio e riotur.rio