Serviços na saúde e prática de políticas públicas marcam o ano da Coordenadoria LGBT
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, se consolidou mais uma vez como referência para a comunidade LGBTQIA+ neste ano de 2025. Atendimentos na área da saúde e ações definidoras para políticas públicas nortearam a função social e de inclusão da Coordenadoria.
O coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, destacou que são poucas as prefeituras que dispõem de equipamentos voltados para a população LGBTQIA+ e que só o fato de João Pessoa ter esse espaço mostra a vontade política da gestão.
“Podemos nos orgulhar do que temos feito até agora por toda a população LGBTQIA+ que nos procura. Isso mostra nosso compromisso, enquanto gestão, e também nos incentiva a ampliar mais nossos serviços sempre com um acolhimento humanizado, pois sabemos da vulnerabilidade de nosso público-alvo”, afirmou Geraldo.
No campo da saúde, por exemplo, foram feitos 56 atendimentos psicológicos; 40 em odontologia; 39 pessoas foram atendidas em ginecologia; outras 32 em endocrinologia; e 31 em gastroenterologia. Estas são as especialidades mais procuradas na Coordenadoria.
O suporte psicológico é o mais procurado pela população LGBTQIA+. Thamara Bernardino, coordenadora de Psicologia explicou que este acompanhamento é fundamental para esta comunidade.
“As pessoas da comunidade enfrentam questões relacionadas à exclusão, ao preconceito, à violência, à rejeição familiar e à dificuldade de pertencimento na sociedade. Então, a psicologia, ela oferece um espaço seguro, livre de julgamentos, onde a pessoa pode se expressar com autenticidade, elaborar suas vivências e, principalmente, fortalecer a sua autoestima”, falou a profissional.
A usuária Kika Falcão é um exemplo disso. “Sempre procurei e encontrei muito apoio no serviço psicológico. Me ajudou e me ajuda até hoje a me fortalecer, a trabalhar o autoconhecimento e me dá mais segurança para lidar todos os dias com possíveis problemas que possam aparecer”, disse.
Mercado de trabalho – Com o lançamento “Eu Posso Diversidade”, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedest), 35 pessoas LGBTQIA+ puderam se inscrever e vislumbrar um futuro promissor.
Hélio Pacheco atua na área do Turismo, tem uma agência de viagens, e foi um dos beneficiados desta linha de crédito. “O programa Eu Posso Diversidade representa um compromisso fundamental com a justiça social, a promoção da igualdade de oportunidades e o desenvolvimento sustentável. Ao valorizar a inclusão, o programa contribui para a redução das desigualdades, o fortalecimento da cidadania e a ampliação do acesso ao mercado de trabalho para todos”, falou.
Conferências – O ano de 2025 pode ser considerado histórico para toda a comunidade LGBTQIA+ pelo retorno da realização das conferências que são instâncias definidoras para políticas públicas e atuação de gestores e representantes da sociedade civil.
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT realizou a etapa municipal no dia 19 de maio, elegendo delegados para a etapa estadual e representando a gestão, na fase nacional, que ocorreu em Brasília.
“Após quase 10 anos sem ser realizada, tivemos a oportunidade de voltar a fazer e a participar das conferências. É um marco importante pois é o espaço de diálogo entre gestão e sociedade civil, é onde discutimos as políticas públicas demandadas pela comunidade. Com certeza foi um ano muito vitorioso para a população LGBTQIA+.
Perspectivas – A Coordenadoria espera alcançar mais pessoas e ofertar mais serviços. “Nós temos a expectativa de alcançar mais pessoas LGBTQIA+, para desenvolver trabalhos. Vamos continuar oferecendo nossos serviços e procurar ampliá-los, pois sabemos que é uma população que precisa ser melhor acolhida, cuidada e informada sobre os direitos que tem”, disse Geraldo Filho.
