Ivisa e Seop fazem ação contra pomadas de cabelo irregulares – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Distribuidora é interditada em Bangu; rede municipal soma 533 atendimentos desde o Natal. Fotos: Gabriel Costa / IVISA-RIO O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) determinou, em portaria publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira (30/12), a interdição cautelar de produtos irregulares usados para modelar cabelo, como pomadas e pastas. A medida suspende a comercialização da pasta modeladora Loca Cosmetics, a pomada modeladora capilar Maryfeer Pomada Modeladora Trançadora e demais produtos fabricados e distribuídos pela empresa Gatos Indústria de Fabricação e Comércio de Cosméticos LTDA. A partir da publicação, equipes do instituto realizarão inspeções em estabelecimentos para garantir que esses produtos sejam apreendidos e retirados de circulação.
As ações tiveram início já na manhã desta terça, quando, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o Ivisa-Rio autuou e interditou uma distribuidora de cosméticos em Bangu, Zona Oeste do Rio, por comercializar cosméticos irregulares, sem registro, e ausência da documentação adequada para o funcionamento. Oitenta e sete frascos de pomada irregular foram apreendidos, e outros 205 foram lacrados para averiguação.
O uso inadequado de pomadas para modelar ou trançar cabelos pode causar sérios problemas, especialmente se houver contato com os olhos. Só no período entre os dias 25 e 29 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 533 atendimentos associados ao uso de pomadas modeladoras, conforme análise da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SMS).
– Uma parcela significativa dos casos registrados foram com crianças, em torno de 30%. É fundamental que os pais tenham muito cuidado com o uso desses produtos, adquirindo apenas produtos autorizados e regularizados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e respeitando as instruções e recomendações de uso do fabricante ou importador -, orienta a presidente do Ivisa, Aline Borges.
Após o uso de pomadas modeladoras, adultos e crianças não devem molhar o cabelo pelo período definido pelo fabricante. Isso inclui banho de piscina, mar e chuva. Além disso, para evitar riscos, o Ivisa-Rio orienta a população a não utilizar cosméticos em caso de mudanças na aparência, textura e odor do produto.
Em caso de sintomas como coceira, vermelhidão, ardência ou lesões na pele ou nos olhos, a partir do uso de algum produto cosmético, a orientação é procurar uma unidade de saúde.
A consulta de produtos autorizados pela Anvisa pode ser feita em: bit.ly/pomadasautorizadas. A Anvisa solicita que qualquer problema decorrente do uso de produtos cosméticos seja notificado por meio do link bit.ly/NOTCIDADAO. Suspeitas de irregularidades de empresas podem ser denunciadas pelo 1746, pelo telefone de mesmo número ou pelo portal https://1746.rio.
Categoria:
