Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Criado em 2025, o NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia de Segurança do Paciente) passou a integrar a estrutura da gestão estadual de saúde de Mato Grosso do Sul como uma instância estratégica dedicada ao fortalecimento da segurança do paciente no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Instituído pela Resolução Conjunta SES/FUNSAU nº 02, de 17 de fevereiro de 2025, o núcleo atua como unidade de apoio à SES (Secretaria de Estado de Saúde), com foco na qualificação da tomada de decisões, na redução de riscos assistenciais e no fortalecimento da cultura de segurança em toda a RAS (Rede de Atenção à Saúde).

PrefCG firma acordo pela continuidade dos atendimentos na Santa Casa – CGNotícias

Expansão recorde e protocolo inédito redefinem atendimento à saúde mental em MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet.

Desde sua criação, o NEGESP tem como missão aproximar a alta gestão, os serviços de saúde e os profissionais, promovendo práticas baseadas em evidências, monitoramento sistemático de indicadores e a melhoria contínua da qualidade assistencial. Entre suas atribuições estão a proposição de políticas e diretrizes, o apoio técnico em eventos críticos e emergenciais, a capacitação permanente das equipes, a implementação de ferramentas de gestão e a atuação preventiva na identificação e mitigação de riscos que possam comprometer a segurança do cuidado.

Ao longo de 2025, o núcleo consolidou sua atuação ao coordenar ações estratégicas voltadas à segurança do paciente, priorizando uma abordagem educativa, integrada e orientada à qualificação dos processos assistenciais. Essa atuação transversal contribuiu para fortalecer a segurança do paciente como componente estruturante das políticas públicas de saúde no estado.

Para a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet, a criação do núcleo representa um avanço na organização da gestão da segurança do cuidado. “O NEGESP tem o papel de aproximar as decisões estratégicas da prática assistencial. A segurança do paciente é uma construção coletiva, que envolve gestão, profissionais, serviços, pacientes e familiares. O compartilhamento do conhecimento amplia a rede de proteção, fortalece o cuidado e contribui para a redução de eventos adversos”, destacou.

A atuação do NEGESP também teve espaço em debates nacionais. Em setembro, experiências desenvolvidas em Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em Brasília, que reuniu coordenadores de núcleos de segurança do paciente de diferentes estados. Na ocasião, foram discutidas estratégias para qualificar o cuidado materno e neonatal no SUS, com ênfase na integração entre regulação, atenção primária e vigilância em saúde.

Confira  a rota do fumacê nesta segunda-feira em Campo Grande – CGNotícias

Com compromisso e responsabilidade, Barbosinha assume interinamente o Governo de Mato Grosso do Sul

Entre as ações estruturantes em desenvolvimento estão o apoio à criação e ao fortalecimento dos núcleos municipais de segurança do paciente, a publicação do regimento interno do NEGESP, a articulação de um plano unificado de educação permanente, o fomento às Casas da Gestante, Bebê e Puérpera e a participação nos comitês de mortalidade materno-infantil.

Ao final de seu primeiro ano de atuação, o NEGESP reafirma a segurança do paciente como eixo permanente da gestão pública de saúde. A experiência de Mato Grosso do Sul evidencia que a qualificação de processos, o monitoramento de indicadores, a capacitação contínua e a integração entre gestão, profissionais e usuários são elementos fundamentais para fortalecer o SUS e ampliar a segurança do cuidado à população sul-mato-grossense.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Bruno Rezende (capa) e Divulgação SES