Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Temporais com chuva intensa marcam o último dia de 2025 e o primeiro de 2026 em Santa Catarina

Foto: Airton Fernandes / SDC

Risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica e destelhamentos; na virada do ano, não há risco associado

Entre a tarde e a noite de quarta-feira (31), último dia de 2025, e de quinta-feira (01), primeiro dia de 2026, a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, associada ao calor e à umidade, favorece a formação de temporais em Santa Catarina. Os eventos devem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e chuva intensa em curto período de tempo.

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de destelhamentos.

Os temporais tendem a iniciar já no começo da tarde, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul. Nas demais regiões do estado, a chuva ocorre de forma mais isolada, mas ainda com potencial para transtornos pontuais.

Apesar dos avisos de temporais ao longo do dia, no horário da virada do ano não há risco associado. A previsão indica apenas condição de chuva fraca e isolada, com vento soprando com intensidade fraca, abaixo de 10 km/h. Os temporais são típicos do verão, concentrados entre a tarde e a noite, e perdem força nos horários próximos à virada do ano.

A Proteção e Defesa Civil reforça a orientação para que a população não atravesse áreas alagadas, evite locais com histórico de enxurradas e fique atenta a sinais de risco, como aumento rápido do nível da água, postes inclinados e árvores com risco de queda. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

Sair da versão mobile