Cidade da Imagem Conventinho terá eventos culturais, formações criativas e gravação de novela

A Cidade da Imagem (CDI) Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa promete uma vasta programação cultural para o ano de 2026. A equipe de produção deve fechar a programação na primeira quinzena de janeiro de 2026. A Cidade da Imagem é uma iniciativa pública privada em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e apoio do Banco do Nordeste Cultural.

“Para 2026 teremos uma vasta grade de atividades que está terminando de ser formatada, com eventos culturais, formações da indústria criativa, oportunidades de empreendedorismo, sempre com atividades gratuitas. Nossa missão é transformar através da criatividade”, destaca Luciano Ricardo, responsável pelo setor de eventos do Conventinho.

“O Conventinho é um dos maiores Hubs do Nordeste, com um impacto positivo, social, cultural, econômico e urbanístico para a sociedade pessoense e paraibana”, ressalta Luciano Ricardo.

Um dos projetos que será desenvolvido em 2026 são as gravações da novela Romaria, que acontecerão em João Pessoa e parte na cidade de Cabaceira, a ‘Roliúde Nordestina’. “É um projeto desenvolvido pelo diretor Jayme Monjardim e nós seremos um braço de apoio para o desenvolvimento das gravações e também de toda a parte de produção aqui na Capital”, explica Luciano.

Exposições – No momento o Conventinho está aberto a visitação com duas exposições. A exposição Nordeste Expandido — estratégias de (re)existir, que vai até os primeiros meses de 2026. São 195 obras de artistas nordestinos, que compõem o acervo do BNB Cultural, com telas em pintura, gravuras, arte popular, bordados e cerâmica.

A segunda exposição é intitulada ‘Galerias Urbanas’, uma exposição com participação de vários artistas, inclusive de Cybele Dantas, artista plástica e fotografa, que faleceu no início do mês de dezembro. As obras estão expostas na área externa do Conventinho, medindo mais de dois metros cada uma delas.

Conventinho – O Convento de São Frei Pedro Gonçalves, foi restaurado através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos na casa dos R$ 6 milhões, oriundos de acordos integrados entre os governos Federal e Estadual. A iniciativa possibilitou que o Conventinho se transformasse em um centro de atividades culturais e de fortalecimento da economia criativa, dando origem ao Cidade da Imagem.

O espaço é gerenciado pela Funjope, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, além da iniciativa privada, a Cidade da Imagem (CDI) Conventinho. A iniciativa visa disponibilizar à população atividades que fomentem o desenvolvimento de projetos culturais. 

Serviço

Horários de visitação das exposições:

Quarta à sexta – 9h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 20h (exceto feriados)
Localização – CDI Conventinho
Rua Padre Antônio Pereira, 54 – Varadouro/Centro Histórico