Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Santa Isabel fecha 2025 com quase 100 mil exames realizados
Realizando um importante serviço para os usuários da Rede Municipal de Saúde, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou 95.693 exames laboratoriais em 2025, com os quais foi possível prevenir e detectar enfermidades, além de facilitar o tratamento adequado dos pacientes atendidos na unidade.
Entre os mais de 95 mil exames realizados, estão também 6.041 culturas bacteriológicas feitas para toda a rede hospitalar administrada pela Prefeitura de João Pessoa. Esses exames são fundamentais para a identificação de microrganismos, monitoramento da resistência bacteriana e fortalecimento das estratégias de segurança do paciente.
De acordo com a bioquímica Patrícia Urquiza Lundgren Bolognini, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Santa Isabel, os números de exames realizados em 2025 traduzem, acima de tudo, o cuidado contínuo com a saúde da população. “Foram mais de 95 mil exames laboratoriais, o que representa um volume expressivo de atendimentos que impactam diretamente o diagnóstico, o acompanhamento clínico e a tomada de decisão médica no Hospital Santa Isabel e em toda a rede hospitalar do município de João Pessoa. Além disso, a realização de mais de 6 mil culturas bacteriológicas para toda a rede hospitalar evidencia a relevância do laboratório no suporte às ações de vigilância epidemiológica, controle de infecções e uso racional de antimicrobianos”, destacou.
Os números demonstram a alta demanda assistencial e a capacidade técnica do laboratório em responder, de forma eficiente e segura, às necessidades do hospital. Cada exame realizado contribui para diagnósticos mais precisos, tratamentos oportunos e redução de complicações, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes.
“Os números representam não apenas produtividade, mas o compromisso diário de uma equipe técnica qualificada com a saúde pública, a qualidade diagnóstica e o cuidado responsável com cada paciente atendido pelo Hospital Municipal Santa Isabel”, ressaltou a bioquímica.
Investimento – Em 2025, o Hospital Municipal Santa Isabel deu um importante passo na realização de exames clínicos através da aquisição do equipamento DXH 900, um analisador hematológico automatizado de última geração, que foi incorporado à rotina do Laboratório de Análises Clínicas da unidade. A aquisição do equipamento de ponta favorece a realização de exames mais complexos, com diagnósticos mais precisos, eficientes e com maior rapidez, fortalecendo o cuidado com os pacientes internados e aqueles em avaliação cirúrgica. O investimento valorizou ainda mais o trabalho técnico-científico da equipe do laboratório do HMSI e qualificou ainda mais o serviço público municipal de saúde.
O DXH 900 realiza hemogramas completos com diferencial leucocitário, oferecendo alto desempenho em termos de precisão, rapidez e confiabilidade dos resultados. Além dos exames hematológicos convencionais, o equipamento também permite a análise de líquidos biológicos (líquor, ascítico e pleural), ampliando significativamente a capacidade diagnóstica do laboratório, especialmente para situações clínicas mais complexas em pacientes internados. Outro diferencial é que o laboratório passou a ofertar também o exame de reticulócitos, essencial para a avaliação de distúrbios hematológicos, voltado exclusivamente para os pacientes internados e para os que se encontram em avaliação pré-operatória na própria instituição.
