A Prefeitura inicia a entrega dos carnês do IPTU 2026 na segunda quinzena de fevereiro – Agência de Notícias
5 de janeiro de 2026
14:02
Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), finaliza os preparativos para iniciar, já na segunda quinzena do mês de fevereiro, a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. Ao todo, aproximadamente 338.400 mil carnês serão enviados via Correios, aos contribuintes que moram em Sorocaba. Os carnês serão distribuídos conforme os CEPs de cada imóvel.
A previsão é que todos os carnês sejam entregues até o mês de março. Os vencimentos iniciam entre os dias 9 e 20 do mesmo mês. O edital de distribuição e vencimentos do IPTU 2026 pode ser consultado pelo link: https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/iptu/carne-iptu-edital-de-distribuicao-e-vencimentos/.
Não haverá aumento real da tarifa, somente a correção da inflação, de 4,50%, com base no índice IPCA-E, conforme previsto na Lei Municipal nº 7.328/2004.
Para efetuar o pagamento à vista e com o desconto de 5%, bem como para consultar o valor do IPTU, deve ser acessado o site: iptu.sorocaba.sp.gov.br. A quitação em três parcelas, também com desconto de 5%, deverá ser feita também, exclusivamente, pelo site. Ao passo que a opção de pagamento em 10 parcelas está disponível no próprio carnê do IPTU.
2ª via do boleto
Em caso de extravio, para retirar a 2ª via do carnê os titulares dos imóveis deverão comparecer a qualquer uma das unidades das Casas do Cidadão Zeladoria (consulte endereços e horários de atendimento em (fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/locais-das-casas-do-cidadao), portando os documentos pessoais.
Contestação de valor
A contestação de valores do IPTU poderá ser realizada em qualquer unidade das Casas do Cidadão Zeladoria, até o vencimento da primeira parcela do carnê. Neste caso, será necessária a abertura de processo administrativo, pelo titular do imóvel, para que o setor responsável analise o pedido. Neste caso, será preciso apresentar documento com foto, constando o CPF, e cópia da capa e contracapa do carnê do IPTU 2026.
