Agência Minas Gerais | Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) está com inscrições abertas para o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro e para o Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta, que integram a Agritech, ação executada desde 2019 para estimular a inovação e a adoção de tecnologias avançadas no agronegócio, promovendo maior produtividade, competitividade e geração de renda.

As inscrições para os dois eventos são gratuitas e voltadas para produtores rurais que buscam inovação tecnológica no campo ou que representem empresas que ofereçam novas ferramentas para o agronegócio.

 

Inscrições e mais informações aqui


“O papel do Governo de Minas é aproximar, de um lado, produtores rurais, cooperativas, associações e empresas do agro em busca de inovação e, do outro, startups, empresas, pesquisadores e a academia, responsáveis por desenvolver tecnologias, pesquisas e soluções que nem sempre chegam ao produtor rural”, afirma Rebeca Souza, assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.

Ciclos

A proposta do Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta é fortalecer a cultura da inovação no agronegócio mineiro. O programa promove a conexão entre produtores rurais, pesquisadores, empresas e demais partes envolvidas, estimulando a cocriação de soluções tecnológicas.

Os interessados podem inscrever seus desafios ou demandas por inovação no Ciclo de Inovação Aberta a ser trabalhado em 2026. “Os ciclos são estruturados a partir da identificação de desafios e demandas do setor, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis ao agronegócio”, frisa Rebeca Souza.

Circuitos

O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica é realizado em diferentes regiões do estado. O evento conta com palestras de representantes, pesquisadores, empresas, startups e universidades, que apresentam aos produtores rurais novidades e soluções em inovações tecnológicas, seguida de exposição de tecnologias avançadas.

“O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica cria ambiente propício ao networking e à geração de novos negócios”, diz Rebeca Souza. Os temas são definidos a partir das demandas dos produtores rurais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), das prefeituras, instituições e dos demais atores do ecossistema de inovação, incluindo a academia.

“A partir das dificuldades apresentadas, escolhemos os temas e estruturamos os circuitos”, complementa a assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.

Dois circuitos estão previstos para 2026: Cafeicultura Sustentável, no dia 25/3, em Alfenas, no Sul de Minas, e Soluções Tecnológicas para a Agroindústria, no dia 15/4, em Bambuí, na região Centro-Oeste de Minas Gerais.