Creches Polo da rede municipal de ensino começam a funcionar no período de férias de janeiro – Agência de Notícias



6 de janeiro de 2026

15:31

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Sedu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), iniciou, nesta segunda-feira (05), o atendimento em sete unidades da rede municipal de ensino, no formato Creche Polo. Na ocasião, o secretário da Educação, Fernando Marques, esteve acompanhando pessoalmente o atendimento nos CEIs 63 “Reynaldo D’alessandro”, no Alto da Boa Vista, e 86 “Jorge Luís Prestes Del Cistia”, na Vila Santa Rita.

As creches polo surgem de uma demanda de atendimento destinada aos pais ou responsáveis que trabalham e não possuem rede de apoio para auxílio, no período de férias escolares.

As inscrições para as creches polo foram realizadas no mês de novembro de 2025 e, ao final do processo, um total de 682 famílias manifestaram a intenção de atendimento no mês de janeiro de 2026.

“Vamos assegurar às centenas de famílias um atendimento seguro aos seus filhos enquanto trabalham. É algo que vai muito além de um direito social constitucional, é também a garantia de dignidade ao trabalhador e de respeito à primeira infância”, afirma o secretário da Educação, Fernando Marques.

Segundo a Chefe de Divisão de Educação Básica, em substituição, Laís Franzoni, “a creche polo é uma importante ação da Secretaria da Educação de Sorocaba para que os pais e responsáveis possam contar com esse serviço que proporciona cuidado, educação e acolhimento durante o período de férias escolares às crianças de zero a três anos que estavam regularmente matriculadas na rede municipal durante o ano letivo de 2025”.

Além disso, aos estudantes inscritos para o atendimento nas creches polo são ofertadas quatro refeições diárias, inclusive, dietas especiais, nos casos necessários. As creches polo estão distribuídas em sete regiões da cidade e o atendimento se estende no período de 5 a 30 de janeiro, nas seguintes unidades: CEI 27, na Vila Barão, CEI 63, no Alto da Boa Vista, CEI 68, na Vila Angélica, CEI 80, no Parque Vitória Régia, CEI 82, no Júlio de Mesquita Filho, CEI 86, na Vila Santa Rita, e CEI 107, no Parque São Bento.

A creche polo cumpre um papel social essencial durante o período de férias escolares, garantindo às famílias que as utilizam um espaço seguro, acolhedor e organizado para o cuidado de seus filhos. Ela assegura a continuidade do atendimento às crianças, com acompanhamento de profissionais da educação. Acho importante destacar também o cuidado da Prefeitura na organização do cardápio, elaborado com atenção às restrições alimentares e à oferta de uma alimentação adequada e segura, além da atuação atenta da nutricionista, que esteve presente na unidade para orientar a equipe, esclarecer dúvidas e garantir a qualidade do serviço oferecido”, comenta a diretora Verônica Rezende, do CEI 86.

A proposta de atendimento nas creches polo deverá priorizar atividades recreativas, lúdicas e dinâmicas, garantindo acolhimento, segurança e bem-estar às crianças. O serviço inclui cuidados educativos e rotinas próprias da creche, bem como a alimentação balanceada. E são incluídas atividades lúdicas e pedagógicas adequadas à idade da criança”, acrescenta a diretora Oraide Valério de Oliveira, do CEI 63.